Vaticano: "A missão da Igreja é anunciar Jesus"

Na manhã deste Domingo, o da Ascensão, o Papa Francisco rezou a oração mariana do Regina Coeli perante milhares de peregrinos e fiéis na Praça de São Pedro. Francisco refletiu sobre o momento da ascensão e afirmou que a missão de Jesus "continua hoje na Igreja que é chamada "a testemunhar, com a alegria do Espírito Santo, a ressurreição" residindo aí a "sua força".

Leia, na íntegra, a reflexão do Papa Francisco.

 

Hoje, na Itália e em outros países, celebra-se a Ascensão de Jesus ao céu, que teve lugar quarenta dias depois da Páscoa. A página do Evangelho (cf. Mt 28,16-20), é aquela com que se conclui o Evangelho de Mateus, e apresenta o momento da despedida definitiva do Ressuscitado aos seus discípulos. A cena passa-se na Galileia, o lugar onde jesus os havia chamada do segui-lo e a formar o primeiro núcleo da sua nova comunidade. Deste modo aqueles discípulos passaram pelo "fogo" da paixão e ressurreição; perante avisão do Senhor ressuscitado que se revela diante deles, alguns ainda estão com dúvidas. Para esta comunidade assustada, Jesus deixa a imensa tarefa de evangelizar o mundo; e concretiza este pedido com uma ordem de ensinarem e batizarem em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (cf. v. 19).

A Ascensão de Jesus ao céu constitui-se como o finalizar da missão que o Filho recebeu do Pai e o início da missão da Igreja. Este momento, o da Ascensão, é, de facto a presença de Cristo no mundo mediada pelos seus discípulos, aqueles que acreditam Nele e o anunciam. Esta missão vai durar até ao fim da história e usufrui, todos os dias, da assistência do Senhor ressuscitado, que assegura: (v. 20) "Eu estou sempre convosco, até ao fim do mundo".

E a sua presença transporta fortaleza na perseguição, conforto na tribulação, apoio em situações difíceis que encontramos na missão do anúncio do Evangelho. A Ascensão de Jesus lembra-nos a assistência de Jesus e do seu Espírito que dá confiança, dá segurança ao nosso testemunho cristão no mundo. Revela-se porque existe a Igreja: A Igreja existe para anunciar o Evangelho, e somente para isso! E também porque a alegria da Igreja é proclamar o Evangelho. A Igreja somos nós todos os batizados. Hoje somos convidados a entender melhor o que Deus nos deu como a grande dignidade e responsabilidade de anunciá-lo ao mundo, de modo a torná-lo acessível a humanidade. Esta é a nossa dignidade, esta é a maior honra de cada um de nós, de todos os batizados!

Nesta festa da Ascensão, enquanto olhamos para o céu, onde Cristo subiu e está sentado à direita do Pai, fortalecemos os nossos passos nesta terra para continuar com entusiasmo e coragem a nossa jornada, a nossa missão de testemunhar e viver o Evangelho em qualquer ambiente. Estejamos, porém, bem conscientes de que isso não depende em primeiro lugar das nossas forças, da capacidade de recursos humanos e organizacionais. Somente pela luz e poder do Espírito Santo podemos efetivamente cumprir a nossa missão de dará a conhecer e experimentar aos outros o amor e a ternura de Jesus.

Peçamos à Virgem Maria para nos ajudar a contemplar os bens celestiais, que o Senhor nos promete, e a tornarmo-nos testemunhas cada vez mais  credíveis da ressurreição, a vida verdadeira.

Educris|28.05.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades