Papa Francisco: "memória, oração e Mundo", três pontos de referência cristã

Na manhã desta sexta-feira o Papa Francisco apontou três pontos de referência no caminhar do cristão: "Memória, oração e mundo". Francisco afirmou que um cristão deve agir sempre em conformidade com estas "três referências".

Na sua homilia, e tomando as leituras propostas pela liturgia do dia o santo Padre convidou os cristão a percecionarem aí três grandes guias na vida:

"O primeiro é a memória. Jesus ressuscitado diz aos discípulos que o precedam na Galileia: este foi o primeiro encontro com o Senhor".

O Papa afirmou que "cada um de nós tem a sua própria Galileia, aquele lugar aonde Jesus se manifestou pela primeira vez. Conhecemo-lo e tivemos a alegria e o entusiasmo para segui-lo". Francisco considerou que no caminhar cristão "precisamos sempre de nos lembrardo primeiro encontro com Jesus":

"Esta é a graça da memória. A memória que, no momento de provação, me dá a certeza" do caminho, afirmou.

Como segunda referência o Papa apontou a oração:

"Quando Jesus sobe ao Céu, ele não se separa de nós. Fisicamente sim, mas fica sempre ligado, para interceder por nós. Mostra ao Pai as chagas, o preço que pagou por nós e pela nossa salvação", afirmou.

Deste modo, apontou, "devemos pedir a graça de contemplar o Céu, a graça da oração, a relação com Jesus na oração que neste momento nos ouve, está connosco".

Por fim o Papa argentino explicoua terceira referência do peregrinar cristão:

"O mundo. Antes de partir Jesus diz aos discípulos: ‘Ide pelo mundo inteiro e fazei discípulos'. Ide. O lugar dos cristãos é o mundo no qual se anuncia a Palavra de Jesus, para dizer que fomos salvos, que Ele veio para nos dar a graça, para nos levar com Ele diante do Pai".

Para o Papa esta é a "topografia do cristão" assente em "três lugares de referência" que se devem constituir como "dimensões do agir cristão" o qual deve "pedir a graça da memória para que nunca me esqueça do momento em que Jesus me encontrou", sustentou.

"Que o Senhor nos dê a graça de entender esta topografia da vida cristã e seguir para diante com alegria, aquela alegria que ninguém nos pode tirar". 

Educris com Rádio Vaticano

Educris|26.05.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades