Refugiados: Santa Sé pede "corredores humanitários"

Na embarcação procedente da costa Líbia haveriam perto de quinhentos migrantes. Em declarações à Rádio Vaticano o diretor geral da Fundação Migrantes, D. Gian Carlo Perego lembrou que "quer as vitimas de Manchester quer as que hoje morreram em mais uma tragédia são nossos filhos. Defender e salvar a vida deve ser a preocupação primeira da política europeia".
"No mesmo dia, rezou-se pelos jovens mortos no atentado de Manchester e as crianças traficadas e mortas na costa da Líbia", reforçou.
Para este responsável a "segurança" dos migrantes deve estar na ordem do dia da política europeia. Deste modo considerou essencial a "criação de corredores humanitários para a segurança daqueles que pedem proteção internacional, cooperação e desenvolvimento para defender a liberdade de não migrar e de viver na própria terra".
A Santa Sé, através do padre Fabio Baggio, colaborador do Papa Franciso para a questão dos refugiados, deu conta de trabalho que está a ser realizado "com vista à abertura de canais humanitários":
"Os fluxos vão aumentar com o verão e não diminuem com o tempo. Os corredores humanitários poderão fazer com que o número de mortes baixe e sejam realizados em melhores condições os resgastes das embarcações", sustentou.
Atento à questão dos traficantes, que ganham milhões com o desespero das populações, o padre Fabio Baggio considerou como vital que os estados europeus "aumentem os canais legais" aquantos fogem "de vários conflitos" e que tem o direito "à proteção devida".
Para breve disse estar "um conjunto de propostas a apresentar aos estados interessados".
Educris com Rádio Vaticano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades