Vaticano: Encontro entre o Papa e Donald Trump marcado pela paz e emigração

O Papa Francisco recebeu hoje, no Vaticano, o presidente Americano Donald Trump num encontro marcado pelos temas da paz, da emigração e do diálogo inter-religioso.

No Encontro, de cerca de trinta minutos, Francisco congratulou-se "pelas boas relações existentes entre a Santa Sé e os Estado Unidos da América" e pelo "compromisso de ambos em favor da vida, da liberdade religiosa e de consciência", revela o comunicado da sala de imprensa do Vaticano.

O Papa reforçou junto do presidente americano o compromisso da Igreja nos campos da "saúde, educação e assistência aos migrantes". Durante a visita de Donald Trump foram abordados temas relacionados com "a atualidade internacional, a promoção da paz no mundo com particular referência para a situação do Médio oriente e das comunidades cristãs" perseguidas no território, aponta o mesmo comunicado.

O Papa Francisco ofereceu a Donald Trump as edições em inglês da mensagem para o Dia Mundial da Paz 2017 - dedicada à não-violência -, assinada "especialmente" para o presidente dos EUA; das exortações “A Alegria do Evangelho” e "A Alegria do Amor", sobre a família; bem como do documento sobre “o cuidado da casa comum”, a carta encíclica “Laudato sí”, com temas ecológicos.

Como acontece habitualmente com os chefes de Estado, Francisco ofereceu a Donal Trump um medalhão do seu pontificado com dois ramos de oliveira entrelaçados, símbolo da paz que se sobrepõe à guerra, explicando detalhadamente o seu significado:

"É um dos meus grandes desejos, que possa ser como a oliveira, para fazer a paz", disse.

Donald Trump presenteou o Papa com um conjunto de livros de  Martin Luther King, conhecido pelo pelo seu empenho a favor dos direitos humanos e civis da comunidade negra nos EUA, e que tem sido referência em diversos escritos do Papa.

Imagem: CNN



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades