Papa Francisco: Para "testemunhar Jesus" requer-se "abertura ao Espírito"

Na manhã desta segunda-feira o Papa Francisco pediu "abertura à ação do Espírito Santo" de modo a que seja possivel afirmar que "Jesus é o Senhor". Na sua homilia matinal na Casa de Santa Marta, no Vaticano, o Papa reafirmou a improtância de "abrir o coração para ouvir o Espírito Santo e, assim, poder testemunhar Jesus Cristo".

Tomando como ponto de partida da sua meditação o trecho do evangelho do dia em que Jesus fala aos seus discípulos na última ceia sobre o "paráclito" Francisco afirmou que sem o "Espírito" não somos capazes de "dizer Pai":

"“Sem o Espírito, nenhum de nós é capaz de dizer, ouvir e viver Jesus. Noutras partes deste longo discurso, Jesus diz do Espírito: ‘Ele conduzirá à plena Verdade’, acompanhar-nos-á rumo à plena Verdade.  O Espírito Santo é o companheiro de caminhada de todos os cristãos. É também o companheiro de caminhada da Igreja. E este é o dom que Jesus nos dá", afirmou o Papa citado pelo l´OSSERVATORE ROMANO

Deste modo é fundamental que a Igreja perceba  "Espírito Santo como o grande dom de Jesus, como aquele que não nos deixa errar".

Francisco perguntou, depois onde "mora o Espírito Santo?" para responder a partir da primeira leitura extraída dos Atos dos Apóstolos:

"Aqui encontramos a figura de Lídia, umacomerciante de púrpura, alguém que 'sabia fazer as coisas, a quem o Senhor abriu o coração para aderir à Palavra de Deus. è o coração a morada do Espírito Santo. A Igreja intitula-o como 'o doce hóspede do coração. Num coração fechado não entra. Não é possível comprá-lo porque é um dom".

Para obter este dom, o do Espírito Santo, é necessária "oração", pedir a Jesus que "me abra o coração para que eu possa entender, para que chegue à verdade plena", sustentou.

No final da sua homilia o Papa deixou à reflexão duas questões:

"Peço ao Senhor a graça de ter um coração aberto? Procuro ouvir o Espírito Santo, as suas inspirações, as coisas que Ele diz ao meu coração para que eu caminhe na vida cristã, e possa testemunhar também eu que Jesus é o Senhor?".

"Só com o coração aberto, e com o esforço que faço para escutar o Espírito Santo posso avançar na vida cristã e dar testemunho de Jesus Cristo", finalizou.

Educris com l´OSSERVATORE ROMANO



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades