Papa Francisco: "É preciso que os pobres sejam protagonistas"

Papa Francisco recebeu hoje membros da Fundação «Centesimus Annus» e pediu-lhes uma atenção especial ao "desenvolvimento humano integral" de modo a tornar os "pobres protagonistas e beneficiários do desenvolvimento".

"Promover o desenvolvimento humano integral requer diálogo e envolvimento nas necessidades e aspirações das pessoas; requer escuta dos pobres e respostas a situações concretas. Isto requer animar as comunidades e as suas relações com o mundo dos negócios; criar meios para unir recursos e pessoas, onde os pobres sejam protagonistas e beneficiários", exortou perante cerca de 300 participantes na conferência internacional da Fundação.

Os membros da Fundação «Centesimus Annus» estiveram por estes dias em Roma a refletir sobre "as verdadeiras emergências planetárias", com particular atenção às questões da pobreza e das desigualdades sociais.

"A vossa fundação oferece uma preciosa contribuição ao levar em conta as atividades comerciais e financeiras, à luz da rica tradição da Doutrina Social da Igreja e de uma busca inteligente de alternativas construtivas", afirmou o Papa argentino que agradeceu o facto da Fundação desenvolver "modelos de crescimento económico centrados na dignidade, liberdade e criatividade, características peculiares da pessoa humana".

Somente assim, frisou Francisco, se poderá favorecer uma maior inclusão social e o crescimento de uma cultura de solidariedade eficaz.

Criada por São João Paulo II em 1993, a Fundação ‘Centesimus Annus’ é conduzida por um conselho formado por nove leigos que reporta ao presidente da Administração do Património Apostólico da Santa Sé (APSA), atualmente o cardeal Domenico Calcagno.

Educris com Vatican.va



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades