Papa Francisco convida padre ao "serviço dos doentes e pobres" sem desejar "ser servido"

No 54º Dia Mundial de oração pelas Vocações, e no Domingo do Bom Pastor, o Papa Francisco celebrou a eucaristia na Basílica de São pedro, no Vaticano, onde ordenou dez novos sacerdotes para o serviço da Igreja. Na sua homilia Francisco recordou o sacerdócio como "um serviço ao povo de Deus" na fidelidade "ao bispo" e convidou os novos sacerdotes a "serem servidores" à maneira do "Bom Pastor" usando de "misericórdia em todas as ações" e estando "sempre alegres".

leia, na íntegra, a homilia do Papa Francisco. 

 

Queridos irmãos e irmãs,

estes nossos filhos foram chamados à ordem do presbiterato. Reflitamos a qual ministério serão elevados na Igreja. Como bem sabeis, irmão, o Senhor Jesus, único sumo sacerdote do Novo testamento, mas nele todo o povo santo de Deus foi constituído como povo sacerdotal. No entanto, entre todos os seus discípulos, o Senhor Jesus quer escolher alguns em particular, para que exercitando publicamente na Igreja, em seu nome, a tarefa sacerdotal a favor de todos os homens, continuasse a sua missão pessoal como mestre, sacerdote e pastor. Foram eleitos pelo Senhor Jesus não para fazer ‘carreira’, mas para este serviço.

Foi para isto, de facto, que Ele foi enviado pelo Pai, e assim Ele enviou depois de si os apóstolos, em seguida, os bispos e os seus sucessores, aos quais foram dados os sacerdotes como colaboradores, que, a eles unidos no ministério sacerdotal, são chamados ao serviço do Povo de Deus.

Depois muita reflexão e oração, estamos aqui para elevar à ordem dos presbíteros estes nossos irmãos, para que ao serviço de Cristo, Mestre, Sacerdote, Pastor, trabalhem juntos para edificar o Corpo de Cristo que é a Igreja do Povo de Deus e o Templo Sagrado do Espírito Santo.

Eles vão na verdade configurados a Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, vão ser consagrados como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento, e como tal, unidos no sacerdócio ao vosso bispo, para serem anunciadores do Evangelho, pastores do povo de Deus, e presidir aos atos de culto, especialmente na celebração do sacrifício do Senhor.

 

Quanto a vós, filhos e irmãos amados que estais em discernimento para a ordem do sacerdócio, considerai que ao exercerdes o ministério da Santa Doutrina sereis participantes da missão de Cristo, o único Mestre. Dispensai os todos a Palavra de Deus, que vós mesmos recebestes com alegria, como crianças. Ler e meditar diligentemente a Palavra do Senhor para acreditar no que se lê, ensinando o que se aprendeu na fé, vivendo para si mesmo aquilo que se ensina.

Seja como alimento ao Povo de Deus a vossa doutrina, simples, como falava o Senhor, que tocava o coração. Não façais homilias muito intelectuais e elaboradas: falai de modo simples, falais ao coração. E esta pregação será verdadeiro alimento. Será alegria e sustento dos fiéis e o perfume da vossa vida, porque a palavra sem o exemplo de vida não serve. A vida dupla é uma doença grave na Igreja.

Reconheceis agora o que deveis fazer. Imitai aquele que celebra para participar no mistério e na ressurreição do Senhor, transportais a morte de Cristo nos vossos membros e caminhai com Ele na novidade da vida. O presbítero que estudou tanta teologia e subiu, um, dois ou mesmo três degraus mas não a levar a cruz de Cristo, não serve. Será um bom académico, um bom professor, mas não um padre.

Com o batismo trazeis novos fiéis para o Povo de deus. Com o sacramento da Penitencia perdoais os pecados em nome de Cristo e da Igreja. Peço-vos, em nome de Cristo e da Igreja, que sejais misericordiosos, sempre; não carregueis nos ombros dos fiéis pesos que não são suportáveis, nem para vós mesmos. Jesus repreendeu por este mesmo motivo os doutores da lei e chamou-os hipócritas. Com o óleo sagrado dareis alívio aos doentes. Uma das tarefas – por vezes difíceis, e mesmo dolorosa, consiste em ir ao encontro dos doentes. Fazei-o vós! Sim, é bom que aí vão também os leigos, os diáconos, mas não se esqueçam de tocar a carne de Cristo sofredor nos doentes: isto santifica-vos, torna-vos mais perto de Cristo. Celebrando os ritos sagrados e aumentando, nos vários momentos do dia, a oração de louvor e súplica, sereis voz do Povo de Deus e de toda a humanidade.

 

Conscientes de que fostes escolhidos de entre os homens e constituídos em seu favor para atender às coisas de Deus, exercitai com alegria e sincera caridade a obra sacerdotal de Cristo. Sede alegres, nunca tristes. Alegres! Com a alegria do serviço de Cristo, mesmo no meio do sofrimento, das incompreensões, do próprio pecado. Tende sempre diante dos vossos olhos o exemplo do Bom Pastor, que veio não para ser servido, mas para servir. Por favor, não queirais ser “senhores”, não sejais “servidores clérigos do estado”, mas pastores do povo de Deus.

 

Tradução: Educris a partir do texto original



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades