Vaticano: Cardeal vietnamita Van Thuân vai ser beatificação

O Papa Francisco reconheceu, na passada quinta-feira, as virtudes heróicas do cardeal Van Thuân autorizando o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, a promulgar o  decreto relativo aos milagres atribuídos ao prelado vietnamita.

Segundo a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) a vida deste Cardeal vietnamita é profundamente inspiradora e exemplo para todas as comunidades cristãs vítimas de perseguição nos tempos actuais", assinala um comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

O prelado nasceu no Vietname em 1928, tendo sido ordenado sacerdote em 1953 e nomeado bispo da Diocese de Nha Trang, no centro do país, em 1967. Foi nomeado arcebispo coadjutor de Saigão em 1975, o que lhe valeu a perseguição pelo governo comunista e a prisão até ao ano de 1988. Foi Presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz entre 1998 e 2002, tendo falecido em Roma no dia 16 de Setembro de 2002.

Durante a sua estada na prisão, "o cardeal Van Thuân tornou-se no mais perigoso dos prisioneiros, porque transformava e convertia os guardas”, afirmou, em setembro ultimo, o presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Pedro Vaz Patto, numa sessão organizada pela Fundação AIS, sobre a vida do novo beato da Igreja católica.

Na apresentação do livro «François-Xavier Nguyên Van Thuân - Homem de esperança, caridade e alegria», editado pela Fundação AIS e escrito por Luisa Melo e Waldery Ilgeman, Pedro Vaz Patto comparou o “calvário do Cardeal” ao sofrimento e às perseguições dos cristãos nos dias de hoje.

“A prisão do cardeal Van Thuân, por causa da sua fé e da sua missão de pastor, faz dele mais um exemplo de como um sistema político que nega Deus e combate a religião (neste caso o comunismo ateu) acaba por negar a dignidade da pessoa humana e os seus direitos fundamentais”.

Educris com AIS




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades