Vaticano: Canonização dos pastorinhos realiza-se em Portugal

A Santa Sé acaba de anunicar que o Papa Francisco vai presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto em Fátima, no dia 13 de maio. A decisão foi tomada no Consistório Público que reuniu o Papa e os Cardeais e será a primeira do género que se realiza em território nacional.

O anúncio foi feito em latim tendo o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, afirmado que a "breve vida dos mais novos pastorinhos de Fátima "foi rica de fé, amor e oração".

A canonização dos pastorinhos constitui-se como a primeira canonização de crianças não-mártires e acontece 17 anos após a sua beatificação pelo Papa João Paulo II:

O rito de canonização será integrado na missa a que o Papa Francisco vai presidir  a 13 de Maio, pelas 10h00,  e é constituido por três momentos distintos.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, em declarações ao serviço de comunicação do Santuário de Fátima afirmou, ao final desta manhã, a sua "grande alegria" e destacou o sentido "especial" da decisão do Papa e dos Cardeais esta manhã:

"É este Santuário que custodia as suas relíquias; é neste Santuário que estão os seus túmulos; muito especial porque escolher Fátima para este ato solene da Igreja universal é reconhecer a importância mundial de Fátima e é igualmente reconhecer Fátima como verdadeira ‘escola de santidade’".

O bispo de Leiria-Fátima, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA disse ter recebido a notícia com "imensa e indescritível alegria" e considerou que o Centenário das Aparições "atinge todo o seu esplendor" com a visita do Papa e a cerimónia que vai proclamar os dois pastorinhos mais novos como santos:

"Agradecemos também ao Papa Francisco que, como Pastor universal da Igreja, nos concedeu tão benevolamente a graça da festa da canonização em Fátima sob a sua presidência. Estamos certos de que Francisco e Jacinta não deixarão de lhe manifestar a sua gratidão e a eles associamos as nossas orações de reconhecimento", sintetizou.

Educris com Agências

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades