CEP: Bispos agradecem «intenso ministério» e «atenção aos mais pobres»»

Conferência Episcopal Portuguesa assinala o 10º aniversário da eleição do Papa Francisco

«Obrigado, Papa Francisco» é o tema da nota que a Conferência Episcopal Portuguesa deu hoje a conhecer, e onde os bispos de Portugal saúdam “com alegria”, e agradecem “vivamente o ministério pastoral que o Papa Francisco foi chamado a exercer como Bispo de Roma e Pastor da Igreja Universal ao longo destes dez anos”.

Na missiva a Conferência Episcopal recorda “as suas primeiras palavras após a eleição, recebidas pelos bispos portugueses”, num momento em que se celebravam os 25 anos de episcopado de D. Manuel Pelino, como “indicação do que deve ser a Igreja”

“«Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo. Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo… Agora iniciamos este caminho, Bispo e povo… este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade»”, citam os bispos de Portugal.

A nota percorre “o intenso magistério que nos legou até hoje”, não esquecendo as várias “exortações e encíclicas”, bem como as “catequeses temáticas, homilias, mensagens e cartas”.

“Um fecundo magistério sempre em vista da renovação da Igreja, para que retome com vigor a sua essencial dimensão sinodal e missionária”, desenvolve.

Para os bispos portugueses o 10º aniversário da eleição do Papa é ocasião para agradecer a sua “redobrada atenção aos mais pobres”, e a “constante luta contra os abusos sexuais de menores e adultos vulneráveis na Igreja, convocando toda a Igreja para a tolerância zero, o cuidado pelos mais descartáveis, as suas viagens apostólicas sobretudo a países da periferia, o seu empenho contínuo pelo efetivo diálogo ecuménico e inter-religioso, o seu apelo e compromisso pela paz e justiça no mundo e tantas outras atitudes e gestos apontando para que a Igreja de Jesus Cristo seja autenticamente inclusiva, aberta e ‘em saída’”, completa.

No final da missiva a Conferência Episcopal Portuguesa agradece ao Papa Francisco “a sua presença entre nós em 2017 como peregrino da paz no Centenário das Aparições em Fátima” e manifesta a vontade de contar “com ele em agosto próximo para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”.

“Rezamos pelo Papa Francisco, para que Deus continue a abençoá-lo com os seus dons e o fortaleça no serviço à comunhão e missão da Igreja”, concluiu.

Imagem: Vatican Media

Educris|13.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades