Dia Mundial da Terra: «Estamos no limite, temos que agir», papa Francisco

Papa lembra que "ainda vamos a tempo de agir" e alerta que a não mudança de comportamentos para com a terra vai levar à "autodestruição"

Leia,na íntegra, a videomensagem do Papa Franccisco

Irmãos e irmãs:

Nesta celebração do Dia da Terra, é sempre bom lembrar as coisas que dizemos uns aos outros para que não caiam no esquecimento. Há algum tempo que nos temos vindo a tornar mais conscientes de que a natureza merece ser protegida, mesmo que seja pelo simples facto de que as interações do homem com a biodiversidade de Deus [que Deus nos deu] devem ser feitas com o máximo cuidado e respeito: cuidar da biodiversidade, cuidar da natureza. E isto, nesta pandemia, aprendemo-lo ainda mais. Esta pandemia mostrou-nos também o que acontece quando o mundo pára, faz uma pausa, mesmo que por alguns meses. E o impacto que isso tem na natureza e nas mudanças climáticas, de uma forma tristemente positiva, não? Quero dizer, causa dano.

E isto mostra-nos que a natureza global precisa das nossas vidas neste planeta. Afeta a todos nós, embora de formas múltiplas, diversas e inequívocas. E assim é. Também nos ensina mais sobre o que precisamos de fazer para criar um planeta justo, equitativo e ambientalmente seguro.

Em suma, a pandemia de Covid ensinou-nos esta interdependência, este compartilhar do planeta. E ambas as catástrofes globais, Covid e o clima, mostram que não temos tempo para esperar. O tempo que nos pressiona e que, como mostrou a Covid-19, temos sim os meios para enfrentar o desafio. Temos os meios. É hora de agir, estamos no limite.

Gostaria de repetir um velho ditado espanhol: "Deus perdoa sempre, os homens às vezes, a natureza não perdoa nunca”.  E quando se deflagra essa destruição da natureza, é muito difícil pará-la, mas ainda temos tempo. E seremos mais resilientes quando trabalharmos juntos em vez de sozinhos. A adversidade que vivemos com a pandemia, e que já sentimos nas mudanças climáticas, tem que nos impulsionar, tem que nos impulsionar à inovação, à invenção, à busca de novos caminhos. Uma crise não sai igual, saímos melhor ou pior. Este é o desafio e, se não melhorarmos, estaremos no caminho da autodestruição.

Que todos vós... Eu também me uno a vós, num apelo a todos os líderes do mundo: para que atuem com coragem, ajam com justiça e digam sempre a verdade às pessoas, para que as pessoas saibam como se proteger da destruição do planeta, como proteger o planeta da destruição que muitas vezes desencadeamos.

Obrigado pelo que fazem, obrigado pela boa intenção, obrigado a todos pelo encontro e prosperidade para todos.

Tradução Educris a partir do original em espanhol

22.04.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades