Publicações: Papa aborda a sua saúde e admite «ser emérito», em novo livro

Novo livro vai à estampa em março e Francisco revela que quer morrer em Roma

«A saúde dos Papas, ‘medicina, complots e fé desde Leão XIII até Francisco’», a obra do médico e jornalista argentino Nelson Castro, contem uma entrevista ao Papa Francisco onde este recorda a doença pulmonar, fala da sua morte e do modo como superou os tempos “duros” da ditadura militar da sua Argentina.

[O problema pulmonar] “Foi um momento difícil […] a cicatriz da incisão cirúrgica que me fizeram vai desde a base do hemitórax direito até ao seu vértice. Foi uma intervenção cruenta […] por isso, ao recuperar da anestesia, as dores que senti foram muito intensas”, revelou.

Na entrevista o Papa recordou as “consultas que mantive com uma psiquiatra”, durante os tempos da ditadura, numa altura em que Bergoglio desempenhava as funções de provincial pelos Jesuítas na Argentina.

“Ajudou-me a posicionar-me quanto à forma de enfrentar os medos daquele tempo. Imagine o que era levar uma pessoa escondida no automóvel, só coberta com uma manta, e passar por controlos militares. A tensão que me gerava era enorme”.

No livro, editado pela editora Sudamericana, Francisco diz “pensar na morte”, mas não a temer: “De jeito nenhum”, lança ao autor. Perante a questão de “como imagina a sua morte”, o papa argentino é perentório: “Como Papa, no ativo ou emérito. E aqui em Roma. Não volto à Argentina.”

Bach para resolver a ansiedade

Na entrevista Francisco revela que um dos métodos usados para combater a ansiedade é ouvir Bach: “Serena-me e ajuda-me a analisar os problemas de uma maneira melhor. Confesso-lhe que com os anos conseguir colocar uma barreira à entrada da ansiedade no meu espírito. Seria perigoso e daninho que tomasse decisões sob um estado de ansiedade”.

A uma estação à Rádio MitreNelson Castro, confidenciou que foi o próprio Papa Francisco que o inventivou a escrever sobre a saúde dos Papas:

"Não conheciamos este Bergoglio. Tem uma vitalidade fenomenal e esá decidido a ser Papa até ao úlyimo dia", considerou.

Educris|27.02.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades