Vaticano: Papa visita Iraque, com mensagem de fraternidade e reconciliação

33ª viagem apostólica fora de Itália com o tema «Sois todos irmãos»

A Sala de imprensa do Vaticano divulgou hoje o programa para a visita do Papa Francisco ao Iraque e que se realiza de 5 a 8 de março.

A viagem apostólica realiza-se após o convite da República do Iraque e da Igreja Católica local, e leva o Papa a visitar Bagdad, Najaf, a planície de Ur, que recorda a história de Abraão, a cidade de Erbil, Mosul e Qaraqosh na planície de Nínive.

De acordo com a Sala de imprensa estão previstos quatro discursos, duas homilias, uma oração do Ângelus e uma oração inter-religiosa, com vários encontros e viagens por aquele país do oriente médio.

No dia 5 de março Francisco aterra no Aeroporto Internacional de Bagdad onde vai ter à sua espera uma receção oficial e um encontro com o primeiro-ministro do Iraque, ainda no aeroporto.

Seguem-se dois encontros oficiais, no Palácio Presidencial de Bagdad, com o papa a encontrar-se com o presidente da república e com as autoridades, a sociedade Civil e o corpo diplomático.

Na tarde de dia 5 Francisco encontra-se, na Catedral Sírio-Católica de ‘Nossa Senhora da Salvação’, com bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas.

A 6 de março o papa voa, pela manhã, até Nassiriya onde participa num encontro inter-religioso na Planície de Ur. Em Najaf o Papa Francisco realiza uma visita de cortesia ao grande aiatola Sayyid Ali Al-Husaymi Al-Sistani.

O sábado termina, já em Bagdad, com a celebração da Missa na catedral caldeia de São José.

A 7 de março, Domingo, o dia inicia-se com nova deslocação, desta feita, a Erbil e à região autónoma do Curdistão Iraquiano onde se encontra com autoridades civis e religiosas no aeroporto local; Numa breve viagem de helicóptero Francisco vai a Mosul, cidade símbolo da guerra, e onde, na Praça da igreja, fará uma Oração de Sufrágio pelas vítimas da Guerra. Segue-se o encontro com a comunidade de Qaraqosh na igreja da Imaculada Conceição onde se vai recitar a oração do Ângelus; na parte da tarde, celebra Eucaristia no Estádio “Franso Hariri”, em Erbil.

A 8 de março, último dia da 33ª Viagem Apostólica, está prevista uma cerimónia de despedida, antes de regressar a Roma.

Educris|09.02.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades