Educação: Maristas promovem «Semana da Solidariedade e da Paz»

Colégio de Carcavelos vai apoiar obras educativas em Portugal, Moçambique e nas Honduras

Malala Yousafzai, prémio nobel da paz, dá o mote da campanha deste ano através da sua celebre frase «Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo».

No Colégio Marista a Semana decorre de 28 de janeiro a 1 de fevereiro e vai chegar a cerca de 1400 alunos como explicou ao Educris o Irmão Barbosa, professor e membro da equipa da pastoral:

“Com esta «Semana da Solidariedade e da Paz» pretendemos marcar os alunos com vários projetos que os despertem para a dimensão da solidariedade e, os mais velhos, do voluntariado. No fundo colocá-los a pensar sobre as necessidades dos outros e ajudá-los a questionarem-se sobre os seus projetos pessoais e sobre o modo como se pode ajudar os outros”.

Organizada pela Equipa de Pastoral a Semana inicia-se com uma história, apresentada no «Bom Dia», o primeiro momento partilhado por todos os alunos do colégio no início da manhã.

“Criámos um pequeno vídeo com a história de Malala Yousafzai que apresentámos hoje, segunda-feira, no «Bom Dia», um espaço para «entrar dentro do tema da semana», e despertar os alunos para a campanha”, explicou o professor Joel Rainho.

Projetos de turma solidários

Cada turma desta instituição de ensino vai apadrinhar, durante o ano letivo, uma instituição de Solidariedade.

“A ideia é que cada turma seja criativa e consiga angariar fundos, durante ao ano, para a instituição que escolheu”, explica o irmão Jaime Barbosa.

Assim o primeiro ciclo organiza uma «Feirinha Solidária» de artigos realizados pelos alunos para ajudar a Casa da Criança, uma instituição da Fundação Champagnat, que acolhe crianças em risco.

No ensino secundário os alunos do 10º ano vão contribuir para a Casa da Criança. Já os alunos do 11º ano criam projeto para ajudar a APLAS (Associação Princesa Leonor, Aceita e Sorri), uma Associação que ajuda e acompanha crianças com doenças ontológicas e suas famílias.

O 12º ano vai conhecer a “presença Marista nas Honduras” e colaborar com a angariação de “lápis, borrachas, e afias” para a escola Marista do Bilene, em Moçambique.

Jantar Solidário no Instituto Superior Técnico

A 30 de janeiro um grupo de voluntários do colégio, constituído por alunos, pais e professores em parceria com a Serve The City vai servir um jantar a um grupo de sem abrigos da cidade de Lisboa no refeitório do Instituto Superior Técnico.

Educris|28.01.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades