Barcelona: "Discernir e promover encontro pessoal", por Elisa Urbano

Tendo como principal referência o texto evangélico dos “Discípulos de Emaús” (Lc 24, 13-35), fomos convidados a preparar a nossa participação neste Simpósio, reflectindo sobre um documento, preparado para este efeito, construído a partir de uma exaustiva consulta de pessoas ligadas aos cinco sectores da pastoral mais directamente envolvidos na evangelização com adolescentes e jovens adultos: catequese, escolas, universidades, juventude evocações.

Um dos objectivos, é fazer-nos avaliar a forma como articulamos ou não, em conjunto, estes cinco campos da Evangelização, que têm como prioridade a pessoa, única, irrepetível, livre, a quem Deus chama desde a sua criação a um encontro pessoal com Ele. “A Igreja é chamada a acompanhar todas as pessoas, desde o momento da concepção até à morte, e mesmo depois com a sua oração”. (doc. de preparação do Simpósio)

São 12 temas essenciais, apresentados mais em forma de questões do que propriamente propondo respostas. Visam ajudar-nos a mergulhar na realidade do hoje onde vivem os nossos jovens e desafiam-nos a reaprender a caminhar com eles, ao jeito de Jesus com os discípulos de Emaús.

Discernir os sinais dos tempos, em oração, diálogo e partilha para que no nosso campo de evangelização sejamos mais capazes de transmitir a verdadeira Alegria, fonte de Esperança e sentido para a vida, que radica na nossa Fé em Cristo morto e ressuscitado.

A Escola Católica em Portugal, ao longo do presente ano lectivo, tem vindo a reflectir e a partilhar, em diversos encontros interdiocesanos, sobre os desafios que hoje se colocam a este campo específico de evangelização da Igreja. Diferentes bispos diocesanos têm vindo a orientar esta reflexão desafiando as escolas a fazer caminho, a partilhar “ousadias” no campo da pastoral, conscientes de que a sua missão, a sua identidade, radica em Jesus Cristo que HOJE, tem de ser anunciado.

Como caminhar com os jovens, sendo mediadores entre eles e Deus, facilitadores de um encontro pessoal com Jesus, que os leve a procurar, ao longo da vida e em cada momento, qual a vontade de Deus para si, a única que trás a verdadeira felicidade? Diz o Papa Francisco: “ É preciso o «trabalho dos ouvidos». Pôr-se à escuta dos jovens!”

A meditação do Evangelho de Lucas que narra os discípulos a caminho de Emaús, mostra Jesus a aproximar-se e a colocar-se como ouvinte para entender o que se passa no entendimento e no coração dos dois discípulos. Ao ficar entre eles, Jesus dá-lhes atenção, caminha com eles e aquece-lhes o coração. Somente depois, Ele os orienta, evangeliza, e revela-Se durante a ceia, ou seja, no momento de intimidade entre amigos que confiam um no outro.

 Precisamos de uma atitude constante de conversão.

Elisa Urbano
Coordenadora do Departamento das Escolas Católicas



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades