Almada recebe Escolas Católicas de quatro dioceses

O Externato Frei Luís de Sousa, em Almada, recebe, no próximo dia 21 de janeiro, a primeira edição das Jornadas locais das Escolas Católicas sob o tema «Como é que o Evangelho trespassa o nosso projeto educativo?».

A iniciativa, promovida pelo Departamento da Escola Católica  do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) visa dar corpo a "uma ideia antiga" e tem como principal objetivo “criar comunhão entre as diferentes escolas católicas de modo a discernir o que nos é pedido pela Igreja”, revela Elisa Urbano do SNEC.

Para abordar os desafios que se colocam às Escolas Católicas das dioceses participantes neste encontro (Algarve, Évora, Beja, Lisboa e Setúbal) os agentes educativos vão contar com a presença do bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que vai apresentar uma reflexão sobre o tema Que desafios se colocam à Escola Católica como espaço de evangelização?”.

Uma iniciativa; três dioceses

A iniciativa inédita vai acontecer em três dioceses distintas, Setúbal, Viseu e Porto, de modo a “tornar possível um encontro mais pessoal que é difícil num encontro nacional”, e permitir “criar sinergias locais entre escolas católicas de dioceses vizinhas”, sustenta a profesora Elisa Urbano, responsável no SNEC pelo Departamento da Escola Católica.

No dia 4 de fevereiro, no Colégio Via Sacra, em Viseu, D. Idílio Leandro apresenta o mesmo tema às escolas católicas das dioceses de Aveiro, Guarda, Lamego, Vila Real e Viseu.

A ultima Jornada local vai realizar-se no Colégio de Gaia, na diocese do Porto, no dia 11 de março. D. António Francisco dos Santos vai refletir o tema dos desafios que se colocam perante uma plateia de instituições de Viana do Castelo, Porto, Braga e Bragança.

Tarde marcada pela partilha de Ousadias

Após as conferências dos prelados as Escolas Católicas participantes vão apresentar o projeto «Ousadias».

Para Elisa Urbano esta ideia surge da constatação das “diferenças existentes” e da “riqueza que essas diferenças representam” na Educação Católica em Portugal:

“Constatámos que existem muitas diferenças entre os Colégios que vão desde a sua localização geográfica, ao próprio carisma de cada congregação ou diocese e passando, naturalmente pela população que servem no dia a dia”.

Assim “partindo do princípio de que todos têm algo para dar lembrámo-nos de partilhar o que já fazemos em termos de evangelização nas nossas escolas”, adianta.

O «Ousadias» vai contar com a projeção de um pequeno vídeo, de cerca de 3 minutos, por colégio, mostrando o caminho construído em termos de evangelização em cada instituição de ensino.

No fundo “pretendemos mostrar como vivemos o evangelho nas nossas atividades e o que gostaríamos de fazer”, afirma.

Da parte da tarde os colégios reúnem-se para partilharem a manhã e procurarem respostas comuns para os desafios da educação católica.

Atualmente existem em Portugal 143 escolas católicas que servem uma população estudantil superior a setenta mil alunos.

 

Inscrições online

21 de Janeiro de 2017 - Externato Frei Luís de Sousa - Almada



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades