Escolas Católicas reúnem em Fátima

Mais de 250 professores das Escolas Católicas são esperados na formação “Educar (é) Evangelizar?!” que se realiza em Fátima no próximo dia 20 de fevereiro.

A iniciativa, promovida pelo Setor das Escolas Católicas do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) em parceria com a Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC), reflete as preocupações, anseios e desafios lançados pelo Congresso Mundial das Escolas Católicas que se realizou no passado mês de novembro em Roma.

Elisa Urbano, coordenadora do setor no SNEC afirma que este é o momento e a oportunidade para “promover iniciativas que ajudem a dar continuidade e a aprofundar os temas então refletidos” com particular destaque para “os diversos sujeitos da educação”, a importância da “formação dos formadores” e os muitos “desafios atuais que interpelam o campo educativo”.

Para esta responsável é necessário “olhar a realidade da escola católica de Portugal” com o olhar da Igreja: “Um olhar de amor que espera que ela seja um campo de evangelização essencial na formação integral das novas gerações”. Para isso, aponta, é essencial “fazer caminho construindo novas formas de responder aos desafios colocados pelo durante o Fórum Mundial”.

Como desafios do setor Elisa Urbano aponta “as questões da educação integral e da fé” bem como “das periferias, dos pobres e das novas pobrezas”.

 Para o diácono Acácio Lopes, diretor do SNEC, esta é uma oportunidade “de encontro, de partilha, de descoberta e de enriquecimento, sobre a missão educativa da Igreja” que se realiza “nas escolas católicas”.

Evangelização e projeto educativo em destaque

A formação conta com a intervenção do padre José Frazão, superior provincial da Companhia de Jesus em Portugal que traz aos docentes o tema «A radicalidade de um projeto educativo de matriz católica - O desafio de ser grão de mostarda».

A irmã Emília Nabucco, recentemente eleita para o Conselho geral das irmãs Doroteias, profere a conferência «Evangelizar com a família na Escola Católica».

Os docentes das Escolas Católicas vão poder participar num conjunto de ateliers temáticos sob os temas "Identidade do docente da Escola Católica (EC)"; "Identidade de uma EC"; "Missão de uma EC Liderança": "ser pastor, ser pontífice..."; "Educar com a Família" e "A Escola Católica: Lugar de vivência evangélica".

Em Portugal existem cerca de 186 Escolas católicas frequentadas por mais de 70 mil alunos nos vários ciclos de ensino.

As inscrições encontram-se abertas até ao próximo dia 15 de fevereiro.

Informações e inscrições:

[email protected]

Telefone: 218 851 285



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades