Marselha: «Um Congresso para celebrar a Fraternidade»

Iniciativa realiza-se de 1 a 3 de dezembro, em França

«Um Congresso para celebrar a Fraternidade» é o tema da iniciativa que vai reunir em Marselha, no sul de França, os responsáveis mundiais da Escola Católica.

“Queremos mostrar experiências a vários níveis e criar rede entre escolas católicas e não católicas a nível universal e regional”, explica a organização em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

O Congresso vai contar com uma videomensagem do Papa Francisco e as intervenções de D. Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha; Kiran Bir Sethi, fundador do Design For Exchange; cardeal Chistobal Lopez, sdb, arcebispo de Rabat, Marrocos; Quentin Wodon, economista chefe do banco Mundial.

A iniciativa conta, ainda, com uma mesa-redonda sob o tema «Educar para a fraternidade universal num contexto educativo multirreligioso» a partir da Declaração de Abu Dhabi.

"Sei bem o contributo das vossas escolas e universitdades para o processo vital que se enraiza na concordia entre os povos. A vossa participação no Pacto Educativo Global e a vossa atenção ao lugar de cada um, são sinais de esperança que não falham", escreve D. Jean Marc Aveline, Arcebispo de Marselha, na carta que dirige aos participantes. 

Os trabalhos terminam com a apresentação do documentário sobre o papa Francisco, de Evgeny Afineevsky.

Todo o Congresso vai ter transmissão online na rede social youtube da organização.

De Portugal vai estar presente Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC),, bem como uma comitiva da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) e representantes de escolas católicas de Portugal.

De acordo com a OIEC existem, no mundo, cerca de 46 milhões de estudantes, que representam uma das mais de 210.000 escolas católicas, em cerca de 100 países do mundo”.

Informações e inscrições:

https://en.congresdeloiec2022.com/

Imagem: Unsplash

Educris|28.11.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades