CEECDF: Presidente eleito deixa mensagem aos educadores cristãos

O novo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) afirma como prioridade para o setor a “formação dos educadores cristãos” de modo a “sermos testemunhas do Evangelho”.

No dia seguinte à eleição como novo presidente da CEECDF, e em declarações ao EDUCRIS, D. António Moiteiro estabeleceu como plano de trabalho para o triénio 2017/2020 o “relançar da aposta na formação dos adultos” e a necessidade de “formar os vários agentes dos departamentos e dos secretariados diocesanos”:

“A minha primeira mensagem vai para todos os educadores cristãos. Agradecer o seu trabalho nos vários campos da educação cristã e convocá-los a darmos as mãos no fundamental do Evangelho, na nossa fé, para sermos testemunhas de Jesus ressuscitado no mundo de hoje”.

D. António Moiteiro afirma como prioridade do setor uma aposta na formação:

“Creio que a nossa prioridade continua a passar pela formação dos vários agentes no vasto campo da educação em Portugal. Temos que relançar a formação de catequistas e procurar aumentar a construção e elaboração de materiais de apoio. Na escola devemos priorizar a formação dos docentes de EMRC e a formação dos professores das escolas católicas”.

Sobre a Escola Católica, e em tempos de mudança, D. António Moiteiro deixou um apelo:

“É importante que todos os intervenientes das escolas católicas assumam o que é o específico da escola católica sem descurar a componente académica e científica”.

Para o novo presidente da CEECDF a Escola Católica “é igual à escola de iniciativa estatal mas deve ser orientada pelos valores do evangelho. Os alunos, as famílias e os nossos professores sabem que este é o específico, é a marca que os distingue”, apontou.

Na transmissão da fé aos adultos o presidente eleito sustentou uma nova aposta neste campo “mas que é fundamental intensificar junto das comunidades cristãs”.

Para todos o presidente da CEECDF deixou uma certeza:

“A CEECDF está ao serviço da educação cristã no nosso país, na catequese e na escola e conta com a dedicação e alegria de todos”.

Imagem: LFS/Ecclesia



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades