D. Manuel Pelino Domingues: "Guiar no caminho de Jesus é educar na alegria da fé"

“À Luz do amor de Deus a vida é uma aventura com encanto e com uma missão a cumprir”. As palavras são de D. Manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), durante a eucaristia deste domingo que marca o início da Semana Nacional da Educação Cristã 2014.

Na ocasião D. Manuel Pelino Domingues começou por saudar “todos os que ajudam os outros a crescer no caminho do bem, justiça e fraternidade” porque se tornam “educadores da alegria á maneira de Jesus”.

 Para o presidente da CEECDF a Semana Nacional da Educação Cristã “procura sensibilizar e incentivar os membros do povo de Deus para o crescimento e transmissão da fé. Esta é uma nova vida e uma luz para todos iluminar, uma fonte de alegria e esperança de que todos necessitam. Não a podemos guardar escondida”. O bispo de Santarém lembrou que seguindo o exemplo de Jesus” e fiéis à missão que Jesus confiou aos discípulos devemos cuidar da fé uns dos outros. Todos precisamos de nos apoiar mutuamente no caminho do senhor. Unidos na mesma missão saúdo com afeto os participantes nesta eucaristia, espetadores, e todos os educadores que acompanham, no caminho do bem, justiça e fraternidade os mais novos.”.

Alertando para as dificuldades e perigos de educar na fé num contexto marcado pelo “relativismo, desertificação espiritual e individualismo”, D. Manuel lembrou que “temos apoios sólidos que tornam gratificantes a educação: O espirito Santo, as fontes que nos alimentam como a palavra de Deus, os sacramentos e a vida das comunidades cristãs, o exemplos dos santos e educadores”.

Deste modo grande “preocupação da educação da fé é esta: Levar ao encontro com Jesus e guiar pelo seu caminho” tendo consciência de que Jesus é um caminho novo. Não é apenas um exemplo. Ele está vivo e caminha connosco. Quem O encontra adere ao seu caminho".

No final da homilia D. Manuel Pelino Domingues agradeceu aos educadores afirmando que estes “merecem o nosso reconhecimento todos os que se dedicam a orientar na vida do bem e da vida plena”, e destacou a importância da “família, primeiro lugar educativa, da escola, com importância essencial em colaborar e completar e, por fim mas não menos importante, a comunidade cristã onde a fé se deve tornar uma experiencia, vivida, celebrada e testemunhada. Que a Alegria da fé encha os nossos corações e irradie o nosso testemunho”, concluiu.

 

A Semana Nacional da Educação Cristã decorre até domingo, dia 5 de outubro, sob o tema "Educar na Alegria da Fé".

Imagem: TVI



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades