Mensagem de pesar pela morte do Senhor Cardeal D. José Policarpo

1.Neste momento de dor e de tristeza pela morte inesperada do Senhor Cardeal Patriarca D. José da Cruz Policarpo, sentimos o dever de juntar a nossa voz de pesar e a nossa oração a todos quantos manifestam a sua comunhão com a Família, com o Patriarcado de Lisboa e com a Igreja em Portugal.

2.O Senhor D. José fez parte e presidiu a esta Comissão Episcopal da Educação Cristã em vários mandatos. Devemos?lhe muitas das decisões e variados documentos que marcaram o rumo e definiram os caminhos da Catequese, da Educação Moral e Religiosa Católica e das Escolas Católicas em Portugal nas últimas décadas. Sabemos o contributo lúcido e corajoso que sempre deu às causas da educação na Igreja e na Sociedade. Intérprete sábio dos sinais dos tempos ensinou?nos a ver mais longe e a ter coragem diante dos desafios que se colocam neste campo avançado da missão da Igreja.

3. Não esquecemos que sua última intervenção pública foi no Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica, em Fátima, em 25 de janeiro passado, em que nos falou sobre a Igreja, a Escola e a Educação. Agradecemos a sua permanente disponibilidade para dizer sim a todos os convites de colaboração que esta Comissão Episcopal ao longo do tempo lhe dirigiu. Acompanhava o nosso trabalho com zelo e com afeto, ajudando?nos a caminhar com confiança e determinação cumprindo as orientações da Igreja e respondendo com ousadia às exigências do tempo presente. Sempre sentimos que o seu gosto pela causa da educação e o seu saber neste âmbito eram imensos.

Hoje é a hora da gratidão. Agradecemos?lhe Senhor D. José. Obrigado por tudo e é tanto o que fez pela Educação Cristã em Portugal, aos seus mais diversos níveis.

Agora é a hora da comunhão na caridade fraterna com todos os que choram e sofrem mas também agradecem este amor apaixonado pela Igreja e pelo Mundo em todas as frentes de missão ao serviço da alegria do Evangelho.

Esta é a hora da esperança cristã. Sabemos que o Senhor D. José, em Deus, contempla agora a beleza da Vida e a plenitude da Bem?Aventurança eterna.

Lisboa, 13 de março de 2014

+António Francisco dos Santos,

presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades