Nota pastoral: "Guardar a Fé -Guardar o outro"

“A fé não é um ensinamento de doutrina que leva o crente apenas a algumas práticas religiosas: É vida que gera vida. É um ato de amor que gera e comunica amor. É realizar, num único gesto, o mandamento de amar a Deus e ao próximo”, refere a mais recente Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) escrita para a Semana Nacional de Educação Cristã.

A nota, intitulada "Guardar a Fé- Guardar o outro" lembra que “guardar a fé é apreciá-la, agradecê-la, alimentá-la, celebrá-la, viver dela, torná-la inseparável da esperança e da caridade em todas os momentos e circunstâncias da nossa vida concreta”. Os bispos da CEECDF pedem que os “educadores da fé” tenham “o cuidado de transmitir a mensagem” de modo a que ela seja um “ensinamento para a vida”, promovendo a atenção aos outros, “crentes ou não crentes, concidadãos ou estrangeiros”.

Os bispos deixam votos de que esta Semana Nacional da Educação Cristã “ajude todos os educadores da fé a viver como crentes esclarecidos e coerentes”.

A Semana Nacional da Educação Cristã é uma iniciativa da CEECDF e  decorre de 29 de setembro a 6 de outubro deste ano.

Programa da Semana Nacional da educação Cristã 2013

Dia 29 de Setembro

-D. Manuel Pelino preside à celebração da Eucaristia às 11h00, na paróquia do Cartaxo (diocese de Santarém), transmitida pela TVI.

-programa da TVI 8º Dia, às 12h15, será dedicado a esta temática.

Dias 4 a 6 de outubro

- Jornadas Nacionais de Catequistas, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima,

- Jornada Nacional das Escolas Católicas "Partilhar é Urgente", que incluirá a recolha de produtos em superfícies comerciais a favor de famílias carenciadas.

Dia 6 de Outubro

 - celebração da Eucaristia às 11h00, na paróquia de Unhos (Patriarcado de Lisboa), presidida pelo Sr. D. Nuno Brás, e transmitida pela Rádio Renascença, marcará o encerramento da Semana. 

Último destaque para a participação da CEECDF no Congresso Internacional de Catequese que decorre em Roma de 26 a 28 de setembro.

 

Em anexo leia toda a Nota Pastoral para esta Semana Nacional de Educação Cristã



Recursos:
"Guardar a fé-Guardar o outro":Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades