O que é a Páscoa?

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, ao dar a vida pelos Homens, o corpo de Jesus permaneceu num sepulcro durante três dias até renascer. Por esta razão, é considerado o dia santo mais importante da religião cristã. Mas não só... Para os judeus, esta data é também muito importante, porque simboliza o êxodo deste povo do Egito. Foi o fim da escravidão do povo judaico.
Os símbolos da Páscoa
O coelho: Este mamífero roedor simboliza a fertilidade, o nascimento e a nova vida (realmente os coelhos têm grandes ninhadas!). O coelho simboliza / representa a Igreja, a qual, pelo poder de Cristo, também é fecunda na sua missão de difundir a palavra de Deus a todos os seres humanos.
Os ovos: Os ovos são os "presentes" pascais mais aguardados pelas crianças. Estes simbolizam o nascimento para uma nova vida. Apesar das muitas lendas sobre os ovos da Páscoa, podemos notar algo comum a todas: a ideia da renovação da vida; de uma nova vida. Tradicionalmente, para além das amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e dos ovos (símbolo da vida), existe

o pão-de-ló e os folares que se oferecem às crianças (especialmente pelos padrinhos e madrinhas).
Uma curiosidade... Sabia que, antigamente, os ovos da Páscoa não eram de chocolate? Só a partir do século XX é que começou a produção em massa de chocolate e, por isso, iniciou-se a utilização do mesmo para os ovos e bombons.
Cordeiro: Para além do coelhinho e dos ovos da Páscoa, o cordeiro é um outro símbolo que não podíamos deixar de mencionar. Este representa o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado por todos 'nós', para nos dar a vida eterna.
Existem muitos mais símbolos pascais, contudo aquilo que é importante reter é que quando celebramos a Páscoa, celebramos a vida.
Uma Santa Páscoa!


(Desconhecido e adaptado)


Artigos Relacionados: