Audiência-geral: «Somos impedimento para o encontro com Deus?»

Na audiência-geral desta quarta-feira o Papa Francisco continuou a meditação sobre o Livro dos Atos dos Apóstolos. Aos presentes o Papa lembrou que "Deus não faz aceção de pessoas" e convidou ao questionamento: "Somos impedimento para o encontro com Deus ou facilimamo-lo?".

Leia, na íntegra, a alocução do Santo Padre

Catequese sobre os Atos dos Apóstolos - 12. «Deus não faz aceção de pessoas» (Atos 10,34). Pedro e o derramamento do Espírito sobre os pagãos

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

A viagem do Evangelho no mundo, que São Lucas narra nos Atos dos Apóstolos, é acompanhada pela suprema criatividade de Deus que se manifesta de maneira surpreendente. Deus quer que os seus filhos superem todo o particularismo para se abrirem à universalidade da salvação. Este é o propósito: superar particularismos e abrir-se à universalidade da salvação, porque Deus quer salvar todos. Aqueles que renascem da água e do Espírito - os batizados - são chamados a sair de si mesmos e a abrir-se aos outros, a viver em proximidade, o estilo de viver juntos, que transforma todos os relacionamentos interpessoais numa experiência de fraternidade (cfr Exort ap. Evangelii gaudium, 87).

Testemunha deste processo de "fraternidade" que o Espírito deseja desencadear na história é Pedro, protagonista nos Atos dos Apóstolos conjuntamente com Paulo. Pedro vive um acontecimento que marca um momento decisivo para a sua existência. Enquanto ora recebe uma visão que serve como uma "provocação" divina para suscitar nele uma mudança de mentalidade. Vê uma grande toalha de mesa descendo do céu, contendo vários animais: quadrúpedes, répteis e pássaros, e ouve uma voz convidando-o a alimentar-se dessas carnes. Ele, como um bom judeu, reage afirmando que nunca comeu nada impuro, conforme exigido pela Lei do Senhor (ver Lv 11). Então a voz responde fortemente: «O que foi purificado por Deus não o consideres tu impuro.» (Atos 10,15).

Com este fato, o Senhor deseja que Pedro não avalie mais os eventos e as pessoas de acordo com as categorias dos puros e impuros, mas aprenda a ir além, a olhar para a pessoa e as intenções do seu coração. De facto, que que torna o homem impuro não vem de fora, mas apenas de dentro, do coração (cfr Mc 7,21). Jesus disse-o claramente.

Após esta visão, Deus envia Pedro para a casa de um estrangeiro incircunciso, Cornélio, «centurião da chamada corte itálica, [...] religioso e temente a Deus», que dá muitas esmolas ao povo e sempre ora a Deus (cfr Atos 10,1-2), mas que não era judeu.

Naquela casa de pagãos, Pedro prega o Cristo crucificado e ressuscitado e o perdão dos pecados a quem crê n’Ele. E enquanto Pedro fala, o Espírito Santo é derramado sobre Cornélio e a sua família. E Pedro batiza-os em nome de Jesus Cristo (cfr Atos 10,48).

Este facto extraordinário - é a primeira vez que isto acontece - é conhecido em Jerusalém, onde os irmãos, chocados com o comportamento de Pedro, repreendem-no severamente (cfr Atos 11, 1-3). Pedro fez algo que foi além do costume, além da lei, e por isso censuram-no. Mas, após o encontro com Cornélio, Pedro está mais livre de si e mais em comunhão com Deus e com os outros, porque viu a vontade de Deus na ação do Espírito Santo. Ele pode, portanto, entender que a eleição de Israel não é uma recompensa pelo mérito, mas o sinal do chamamento gratuito para ser a mediação da bênção divina entre os povos pagãos.

Queridos irmãos, aprendemos com o príncipe dos apóstolos que um evangelizador não pode ser um impedimento para a obra criativa de Deus, que «deseja que todos os homens sejam salvos» (1 Tm 2, 4), mas que favorece o encontro dos corações com o senhor. E como nos comportamos com os nossos irmãos, especialmente aqueles que não são cristãos? Somos impedimento para o encontro com Deus? Obstruímos o encontro deles com o Pai ou facilitamo-lo?

Hoje pedimos que a graça nos permita ser surpreendidos pelas surpresas de Deus, não para impedir a sua criatividade, mas para reconhecer e favorecer os sempre novos caminhos pelos quais o Cristo ressuscitado derrama o seu Espírito ao mundo e atrai os corações fazendo-se conhecer como o «Senhor de todos» (Atos 10,36). Obrigado.

Tradução Educris a partir do original em italiano|

Educris|16.10.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades