Catequistas entusiasmados com projeto (C/áudio)

‘Say Yes ONTOUR já esteve em três dioceses e contou com mais de 8 centenas de catequistas que conheceram de perto o projeto de catequese com adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2022.

O projeto de catequese com adolescentes ‘Say Yes- aprender a dizer sim’ já está no “terreno” para dar apresentar as propostas de “caminho com adolescentes para os próximos três anos”.

Depois de Lisboa e Braga foi a vez de Leiria acolher ‘Say Yes ONTOUR’. Mais de 9 dezenas de catequistas assistiram à sessão de apresentação numa altura em que decorrem as inscrições por paróquia.

No final da sessão, e em declarações ao EDUCRIS, a catequista Lucinda, da paróquia da Urgueira, considerou “o projeto muito interessante”. Com mais de vinte anos de experiência como catequista, Lucinda lamentou o sentimento de “chegar ao final do ano e pensar, muitas vezes, que andamos a perder tempo”. Após a apresentação do ‘Say Yes’ considerou que “este projeto é muito interessante e pode ajudar a integrar mais na comunidade”.

Tânia conta com 7 anos como catequista. Sobre a catequese com adolescentes disse que “é necessário, cada vez mais, inovar para chegar aos mais novos”.

“Na diocese já tínhamos um projeto assim e agora é continuar com o que já fizemos. Tivemos o ‘eutuber’ e agora darmos continuidade”, apontou.

Jorge, catequista com dois anos de experiência é contundente na análise: “finalmente vejo a Igreja a aproximar-se dos jovens”.

Da Carvalhosa, na diocese de Leiria-Fátima, a catequista Rosália sentiu-se “chamada pelo projeto e por isso vou ser catequista de adolescentes”. Quando conheceu o projeto, numa outra “apresentação no Norte”, pensou logo em inscrever-se.

Uma das catequistas persentes na sessão, da paróquia da Parreira, disse ter adorado “o projeto. É fantástico. Penso que a catequese atual divide os jovens dos adultos. Este projeto aproxima-nos para trabalharmos em conjunto. O ser cristão é trabalharmos em conjunto”, considerou.

Para o padre Tiago Neto, do Sector da Catequese de Lisboa, o entusiasmo revelado pelos catequistas demonstra que “este projeto também é para eles. Os catequistas sentem que esta é uma proposta que fala à sua vida; que os desafia como crentes e como evangelizadores e irem mais além”.

O ‘Say Yes’ ONTOUR tem já novas sessões de apresentações em Coimbra, a 29 de setembro no colégio de São Teotónio. A 28 de setembro, a paróquia Santo Adrião, em Braga acolhe a iniciativa. A diocese da Guarda vai acolher a proposta a 5 de outubro.

 

Educris|26.07.2019


catequistas reagem ao 'Say Yes'



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades