Ângelus: «Mudar a atitude para preparar o Caminho do Senhor»

Papa Francisco deu o exemplo de João Batista como guia de todos os crentes no caminho do Advento para "abrir caminhos de esperança" a todos os que buscam "o reino de Deus que se constroi dia-a-dia"e sempre na "atenção aos mais necessitados".

Leia, na íntegra, a alocução do Papa Francisco antes da recitaçao da oração mariana do Ângelus.

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No último domingo a liturgia convidou-nos a viver o tempo do Advento e a espera do Senhor com a atitude de vigilância e também de oração: "vigiar" e "orar". Hoje, no segundo domingo do Advento, mostra-nos como dar substância a essa expetativa: empreendendo um caminho de conversão, como concretização concreta dessa expetativa. Como guia para este caminho, o Evangelho apresenta-nos a figura de João Batista, que «viajou por toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados» (Lc 3, 3). Para descrever a missão do Batista, o evangelista Lucas recolhe a antiga profecia de Isaías, que diz: «Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitais as suas veredas! Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas» (vv.4-5).

Para preparar o caminho para o Senhor que vem, é necessário levar em conta as exigências de conversão a que convida o Batista. Quais são as exigências de uma conversão? Antes de mais nada, somos chamados a recuperar aqueles vales profundos produzidos pela frieza e pela indiferença, abrindo-nos aos outros com os mesmos sentimentos de Jesus, isto é, com essa cordialidade e atenção fraterna que se responsabiliza pelas necessidades do nosso próximo. Recuperar as depressões produzidas pela frieza. Não se pode ter um relacionamento de amor, de caridade, de fraternidade com os outros, se houver "buracos", tal como não se pode não se progride numa estrada cheia de buracos. Isto requer mudar a atitude. E tudo isto deve ser feito com um cuidado especial para os mais necessitados. Então precisamos de diminuir tanta aspereza causada pelo orgulho e a soberba. Quantas pessoas, talvez sem perceber, são soberbas, são duras, não têm esta relação de cordialidade. É necessário superar isto realizando gestos concretos de reconciliação com os nossos irmãos, pedindo o perdão das nossas faltas. Não é fácil reconciliar-se. Pensamos sempre: "quem dará o primeiro passo?". O Senhor ajuda-nos nisto, se tivermos boa vontade. A conversão, na verdade, completa-se ao reconhecermos humildemente os nossos erros, as nossas infidelidades e as não-conformidades.

O crente é aquele que, através do seu fazer-se próximo do irmão, como João, o Batista, abre estradas no deserto, ou seja, indica perspetivas de esperança mesmo naqueles contextos existenciais impermeáveis, marcados pelo fracasso e pela derrota. Não podemos ceder a situações negativas de fecho e rejeição; não devemos deixar-nos sujeitar à mentalidade do mundo, porque o centro da nossa vida é Jesus e a sua palavra de luz, de amor, de consolação. É ele! O Batista convidou as pessoas do seu tempo à conversão com força, vigor e severidade. No entanto, ele sabia como ouvir, ele sabia como executar gestos de ternura, gestos de perdão para a multidão de homens e mulheres que vieram a ele para confessar os seus pecados e ser batizados com o batismo de penitência.

O testemunho de João Batista ajuda-nos a avançar no nosso testemunho de vida. A pureza da sua proclamação, a sua coragem em proclamar a verdade, conseguiu despertar as expetativas e esperanças do Messias que há muito tempo estava adormecido. Ainda hoje, os discípulos de Jesus são chamados a ser suas testemunhas humildes, mas corajosas para reacender a esperança, para fazer entender que, apesar de tudo, o reino de Deus continua a ser construído dia a dia com o poder do Espírito Santo. Pensemos, cada um de nós: como posso mudar alguma coisa da minha atitude, para preparar o caminho para o Senhor?

Que a Virgem Maria nos ajude a preparar o caminho do Senhor dia a dia, começando por nós mesmos; e a espalhar-se ao nosso redor, com paciência tenaz, sementes de paz, justiça e fraternidade.

Educris|09.12.2018

Tradução a partir do original em italiano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades