Coimbra: Igreja de São José com eucaristia em Língua Gestual Portuguesa

Iniciativa, apoiada pelos Serviços da pastoral dos surdos, pretende chegar a todo o país.

No passado domingo, dia 14 de outubro, a eucaristia das 11h00 da Igreja de São José, em Coimbra, iniciou mais um serviço aos paroquianos. Pela primeira vez a missa contou com narração em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para ajudar os cristãos surdos a acompanharem a liturgia:

“Queremos alargar as experiências de eucaristias com lugar para uma comunidade cada vez maior de cristãos com características próprias e aos quais é preciso dar uma resposta adequada”, sustenta Isabel Vale dos Serviços da Pastoral dos Surdos.

Esta responsável lamenta que, “de acordo com o que conhecemos”, apenas existam “ quatro lugares em todo o país onde se dá resposta a esta situação.

“Creio que lentamente as comunidades começam a perceber que Jesus é de todos e vem para todos, independentemente do seu estado. Penso que seria bom que neste fim de semana, nas missas das nossas comunidades paroquiais, houvesse uma intenção na Oração dos Fieis, ou uma Oração de Ação de Graças por estas comunidades surdas, pelos Serviços da Pastoral dos Surdos e pelas paróquias que as acolhem e incluem”, sustentou.

Celebrações eucaristicas com LGP

Desde 26 de outubro de 2017, todos os domingos, a missa das 11h30, na Igreja Matriz de Santa Cruz, diocese de Angra do Heroísmo, tem interpretação em LGP.

Em Outubro de 2016, a missa Dominical das 12hoo, na Basílica dos Congregados, na Arquidiocese de Braga, passou a ter interpretação em LGP.

A primeira experiencia deste tipo acontece na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, na eucaristia dominical das 15h00, desde 19 de maio de 2013.

 A presença dos intérpretes permite que a comunidade surda tenha uma participação ativa na celebração da Eucaristia através da sua língua natural - a Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Imagem: Basílica dos Congregados, Braga
Educris|15.10.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades