UCP: Conferência e debate para assinalar «5 anos com o Papa Francisco»

Iniciativa realiza-se hoje, dia 12 de março, em Lisboa, e conta com uma conferência e um painel de cinco jornalistas a analisar os primeiros 5 anos de pontificado.

A Universidade Católica Portuguesa, a Rádio Renascença e a Agência Ecclesia organizam, hoje, dia 12 de março, o evento «Cinco anos com o Papa Francisco». Adriano Moreira toma a palavra, pelas 15h00, para a conferência « Cinco anos: tempo suficiente para mudar?».

O padre José Tolentino Mendonça toma, de seguida a palavra, para analisar os «Cinco dias em retiro com o Papa: o que Francisco diz em silêncio». O vice-reitor da UCP vai contarn a primiera pessoa, a experiência de ter pregado o retiro do Papa, os temas propostos, e o contacto pessoal com Francisco. A moderação vai estar a cargo de Graça Franco da Renascença.

Pelas 16h45 o painel «Cinco hipóteses de futuro na Igreja Católica» reúne Aura Miguel, da Rádio Renascença, Joana Haderer, da agência Lusa, João Francisco Gomes, do Observador, Joaquim Franco, da SIC, e Octávio Carmo, da agência Ecclesia, para uma análise da atualidade e dos desafios para a Igreja.

O Papa Argentino foi eleito no dia 13 de março de 2013. Após um Conclave que teve cinco escrutínios e durou pouco mais de 24 horas, após Bento XVI, ter apresentado a renúncia ao pontificado. Francisco é o primeiro Papa argentino, procedente da Companhia de Jesus (Jesuitas) e o primeiro não europeu em mais de 1200 anos. Adotou o nome de Francisco em memória de São Francisco de Assis e inspirado na «simplicidade e dedicação aos pobres». Apresentou-se como alguém que foram buscar quase "ao fim do Mundo" e pediu, aos milhares de crentes reunidos na Praça de São Pedro, e em todo o mundo, que "em primeiro lugar rezassem por Bento XVI" e, em segundo lugar, pediu "um caminho em conjunto e de confiança pedindo orações para todo o mundo para que possamos ser uma grande fraternidade".

Educris|12.03.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades