Vaticano envia mensagem aos participantes do «Festival das Luzes»

«Para lá da tolerância» é o tema da mensagem que apela ao "respeito por cada pessoa, especialmente para com aqueles de diferentes culturas e crenças que estão no nosso meio". Cristãos e Hindus são convidados a ir "além da tolerância para construir uma sociedade harmoniosa e pacífica, na qual todos sejam respeitados e encorajados a cooperar na unidade da família humana com sua contribuição única".

A mensagem, assinada cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, e pelo secretário do conselho, D. Miguel Ángel Ayuso Guixot, surge na ocasião  em que os hindus de todo o mundo se preparam para a festa de Deepavali, apelando à união contra a intolerância.

A festa do Deepavali, ou Diwali, conhecida como Festival das Luzes, é celebrada pela maioria dos hindus a 19 de outubro, este ano.

Na missíva o dicastério da Santa Sé considera que " a intolerância é causa de violência e um desafio a enfrentar por católicos e hindus" através da promoção "do "respeito recíproco entre as pessoas":

"Se temos de trabalhar para uma paz duradoura e uma verdadeira harmonia, não é suficiente a tolerância. É preciso também um verdadeiro respeito e atenção à diversidade de culturas e costumes das nossas comunidades, que, por sua vez, contribuem para a saúde e a unidade da sociedade no seu conjunto", lê-se no texto divulgado hoje pela sala de imprensa da Santa Sé.

O Vaticano sustenta que "para trabalharmos na construção de uma sociedade  onde a paz seja duradoura e exista uma verdadeira harmonia" a "tolerância não é suficiente".

"É necessário um verdadeiro respeito e atenção à diversidade de culturas considerando a diversidade como um importante contributo para a unidade".

A Santa Sé faz referência à "dignidade inata" de cada ser humano e ao "direito à vida ou de professar e praticar a sua religião escolha própria" como bases onde assenta o "respeito que promove a convivência e a harmonia pacífica entre todos".

Educris|16.10.2017

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades