Viseu: IV Encontro Nacional de Leigos reflete sobre a esperança

Iniciativa é da responsabilidade da Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos e decorre em Viseu no dia 18 de novembro.

Subordinado ao tema «Este é o tempo» o programa contempla um ciclo de cinema entre os dias 19 de Outubro e 16 de Novembro e um concerto com o cantautor Samuel Úria no dia 17 de novembro pelas 21h00.

O IV Encontro Nacional (ENL)propriamente dito tem lugar a 18 de Novembro. Da parte da manhão vão ser abordados temas como «A esperança que trazemos em nós» e o  «O trabalho pela justiça e pela paz». 

Para estes paineis o ENL vai contar com a presença de Marisa Cristina March e Paolo Galardi, no painel  «A esperança que trazemos em nós». Marisa é cosmologista na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América, e faz investigação na área da energia escura, procurando compreender a aceleração do universo. Faz parte do Instituto de Pensamento Católico, sendo diretora de um projeto para ciência e teologia. Paolo Galardi é padre, artista e conselheiro espiritual do ateliê de teologia do Centro Aletti – Instituto Pontifício Oriental em Roma.

O segundo painel do ENL, sob o tema «O trabalho pela justiça e pela paz» conta com a participação de François Huguenin, historiador e ensaísta francês que abordará a temática a partir da perspetiva do «Ser cristão na política, num mundo que já não o é mais». Frankie Gikandi, de Nairobi, fala sobre «A responsabilidade pela justiça- “O combate contra a pobreza em África”». O terceiro orador do painel é Carlos Palma Lema, uruguaio a viver no Porto. Abordará a temática a partir da visão da «responsabilidade pela paz- “A educação para a fraternidade e para a paz”».

Após o almoço o ENL continua com ateliês vários com temas como  “Fé e sentido para a vida”, “Espiritualidade”, “Território”, “Família”, “Trabalho” e “Cidadania”. 

Pelas 19h00 tem lugar a eucaristia na Sé de Viseu.

O programa completo encontra-se disponível no site da CNAL. As inscrições podem realizar-se aqui.

A Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos, aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa a 5 de Maio de 2011, é constituída por associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado dos leigos.

Educris|16.10.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades