Síria: Guerra é a principal causa para aumento de refugiados

Nunca houve tantos refugiados e deslocados em todo o mundo. Segundo dados revelados ontem pelas Nações Unidas, há, atualmente, cerca de 65,6 milhões de deslocados, o que significa mais 300 mil do que no ano anterior. 

O conflito na Síria, que já vai no sétimo ano, continua a ser o principal foco de surgimento de novos refugiados. Este relatório revela que, a cada três segundos, “uma pessoa foge de sua casa”, no mundo, “por causa de guerras, violência ou perseguição”.

O documento, intitulado “Tendência Global: Deslocamento Forçado 2016”, aponta para a existência de 65,6 milhões de deslocados, sendo mais  de 22,5 milhões refugiados. Depois da Síria, que continua a ser o principal país de onde surgem os novos refugiados, cerca de 5,5 milhões, há que referir o Sudão do Sul, com quase dois milhões de pessoas em fuga só desde o ano passado. 

Mas além dos refugiados, há que considerar também os chamados “deslocados internos” que representam mais de 40 milhões de pessoas. Os principais países responsáveis por estes “deslocados” são a Síria, Iraque e também a Colômbia.

O documento da ONU revela ainda outro dado significativo: “os menores de 18 anos representam pouco mais da metade dos refugiados”.

Turquia, Paquistão, Líbano, Irão, Uganda e Etiópia são os países que mais acolhem os refugiados no mundo.

Educris com AIS|22.06.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades