Papa Francisco: O Evangelho anuncia-se ?com humildade e não com poder?

O Papa Francisco celebrou hoje a eucaristia na casa de Santa Marta, no Vaticano. Em dia de São Marcos, Evangelista, o Papa quis celebrar dedicando a eucaristia ao Patriarca dos coptas Tawadros II e aos fiéis coptas, com os quais se vai encontrar  daqui poucos dias em sua viagem apostólica ao Egito:

“Hoje é São Marcos evangelista, fundador da Igreja de Alexandria. Ofereço esta missa pelo meu irmão Papa Tawadros II, Patriarca de Alexandria dos Coptas, pedindo a graça que o Senhor abençoe as nossas duas Igrejas com a abundância do Espírito Santo”.

Perante os cardeais que compõem o seu grupo de aconselhamento Francisco sustentou que o Evangelho deve ser testemunhado à imagem daquele que se anuncia, o que requer despojamento e renúncia ao poder e ao desejo de notoriedade e promoção:

“O Evangelho deve ser anunciado com humildade, porque o Filho de Deus se humilhou e aniquilou. O estilo de Deus é este”, afirmou.

Para o Papa “a proclamação da mensagem cristã não é um carnaval” e deve ser sempre proclamado como um caminho”;

“Seja em caminho físico, seja em caminho espiritual, seja em caminho do sofrimento: pensemos no anúncio do Evangelho feito por tantos doentes, tantos doentes, que oferecem as dores pela Igreja, pelos cristãos. Mas saem sempre de si mesmos”, assinalou, citado pela Rádio Vaticano.

Para isto seja realidade o Papa sustentou que a Igreja “tem de sair para onde Jesus não é conhecido ou para onde é perseguido ou para onde Jesus é desfigurado”:

“Sair para anunciar. E nesta saída está a vida, e em causa a vida do pregador. Ele não está protegido, não há seguro de vida para o pregador. E se um pregador busca um seguro de vida, não é um verdadeiro pregador do Evangelho: não sai, permanece protegido. Primeiro: ir, sair. O Evangelho, o anúncio de Jesus Cristo, faz-se em saída, sempre; em caminho, sempre. Seja em caminho físico, seja em caminho espiritual do sofrimento: pensemos no anúncio do Evangelho que tantos doentes fazem – tantos doentes! – que oferecem a dor pela Igreja, pelos cristãos. Mas sempre saem de si mesmos”.

Educris com Rádio Vaticano

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades