Papa Francisco: "Quando o coração endurece distanciamo-nos de Deus"

Na manhã desta quinta-feira o papa Francisco refletiu sobre a "escuta da Palavra de Deus" e o modo como a sua ausência "endurece o coração" transformando o crente "num ateu católico".

Tomando, para meditação, o trecho do livro do profeta Jeremias, o papa sustentou que "quando não paramos para ouvir a voz do Senhor, distanciamo-nos Dele, viramos-lhe as coisas e ouvimos outras vozes":

"Se hoje todos nós pararmos um pouco e olharmos para o nosso coração, veremos quantas vezes fechamos os ouvidos e quantas vezes nos tornamos surdos. Quando um povo, uma comunidade, mas também uma comunidade cristã, uma paróquia, uma diocese, fecha os ouvidos e se torna surda, não ouve a Palavra de Deus, procura outras vozes, outros senhores e acaba seguindo os ídolos, os ídolos que o mundo, a mundanidade, a sociedade lhes oferece. Distancia-se do Deus vivo", apontou.

Para o papa o distanciamento de Deus provoca o "endurecimento do coração":

"Se não escutamos a Palavra de Deus o nosso coração fica endurecido e assim, com estas duas coisas,  crente torna-se infiel, porque se desaparece a fidelidade tornamo-nos católicos infiéis, católicos pagãos ou pior ainda, católicos ateus, porque não temos uma referência de amor ao Deus vivo".

No final o Papa questionou:

"Devemos perguntarmo-nos: Paro eu para ouvir a Palavra de Deus? Pego a Bíblia, me fala? O meu coração endureceu-se? Eu afastei-me do Senhor? Perdi a fidelidade ao Senhor e vivo com os ídolos que a mundanidade me propõe todos os dias? Perdi a alegria da maravilha do primeiro encontro com Jesus?"

"Peçamos a graça de 'escutar a voz do Senhor' e não 'endurecer o coração'".

Educris com Rádio Vaticano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades