Papa Francisco: "A vida do cristão é deixar-se atrair por Jesus"

Na manhã desta quinta-feira o Papa Francisco celebrou a eucaristia matinal na casa de Santa Marta, no Vaticano. Na sua homilia o Papa comparou a vida cristã a "uma luta" e reafirmou o convite do cristão "se deixar atrair por Jesus".

Tomando o trecho do evangelho em que as populações seguiam Jesus com entusiasmo o Papa questionou os presentes sobre o porquê do seu seguimento. O Papa lembrou que "existiam várias pessoas que queriam ser curadas", outras que "gostavam de escutar Jesus porque ele tinha autoridade":

"A multidão que segue Jesus vem espontaneamente. Não era levada de autocarro, como vemos muitas vezes quando se organizam manifestações e muitos tem a obrigação de estar presentes para não para não perder o trabalho", reforçou.

Para o Papa Francisco a atração das pessoas a Jesus acontecia porque "o Pai, através do Espírito Santo, atraia as pessoas a Jesus e este comovia-se com isso", afirmou Francisco para recordar o trecho do evangelho em que Jesus se dirigiu à outra margem e quando lá chegou a multidão aguardava-o.

Uma vida cristã sem tentações não é vida cristã

De seguida o Papa lembrou que a atração a Jesus não significa "livarmo-nos das tentações":

"Cada um de nós procura aproximar-se de Jesus e, tal como no tempo do mestre, os espíritos impuros tentam afastar-nos dele. Então devemos rezar e deixar de lado a ideia de que isto [a tentação] jamais comigo acontece porque até vou à missa",lembrou.

Para o Papa a vida cristã sem tentações não é cristã: "é ideológica, é gnóstica, mas não é cristã. Quando o Pai atrai as pessoas a Jesus, há outro que atrai de modo contrário e provoca a guerra interior! E por isso Paulo fala da vida cristã como uma luta: uma luta de todos os dias. Uma luta!",repetiu.

No final da sua reflexão Francisco convidou os presentes a olharem para o seu interior, para o coração e a perceberem como está a luta:

"Como está o nosso coração? Sinto esta luta no meu coração? Entre a comodidade ou o serviço aos outros, entre o divertir-me um pouco ou rezar e adorar o Pai, entre uma coisa e outra, sinto a luta? Eu acredito que a minha vida comova o coração de Jesus? Se eu não acredito nisto, devo rezar muito para acreditar, para que me seja concedida esta graça. Peçamos ao Senhor para sermos cristãos que saibam discernir o que acontece no próprio coração e escolher bem o caminho pelo qual o Pai nos atrai a Jesus", concluiu



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades