Audiência-geral: "Jonas, a esperança e a oração"

Na manhã desta quarta-feira o Papa Francisco recebeu milhares de peregrinos na Sala Paulo VI, no Vaticano, para a audiência geral. Na sua catequese o Papa meditou sobre a relação da "oraçao e da esperança" e a apontou o profeta "Jonas como um personagem onde esta ligação fica bem clara".

"Jonas é um profeta que foge de Deus. Um homem que é enviado à periferia de Ninive mas recusa. O profeta, perante o erro e os pecados dos habitantes da cidade, não consegue desejar a salvação e por isso vai em sentido oposto", recordou o Papa Francisco.

O Papa lembrou, em seguida, que no decorrer da sua fuga Jonas entra em contacto com a esperança humana através "da oração de homens" pagãos que "perante o perigo da morte revelam uma atitude de profunda esperança através da oração":

"Nas palavras do comandante que acorda Jonas perante a iminência da morte e o exorta a rezar transparece toda a esperança do ser humano na sua impotência face a um perigo mortal. É a esperança que se faz oração, uma súplica cheia de angústia que sobe dos lábios humanos em perigo iminente de morte", sustentou o Papa.

Francisco convidou os fiéis a "rezarem em todos os momentos" e a não ficarem em silêncio durante os momentos mais duros da existência:

"Muitas vezes não nos dirigimos a Deus no momento da necessidade por considerarmos que isso é uma oração interesseira e imperfeita. Deus, no entanto, conhece as nossas fraquezas, sabe que nós nos recordamos Dele para pedir ajuda, e com o sorriso indulgente de um pai, responde positivamente", afirmou o Papa.

Para Francisco é isto mesmo que acontece com o profeta Jonas que "reconhecendo as suas responsabilidades pela tempestade pede para ser atirado borda fora de modo a que a tempestade se acalme. O profeta, ao aceitar o sacrifício de si, conduz os sobreviventes ao reconhecimento do verdadeiro Senhor", recordou. 

No final o Papa concluiu mostrando como em Jonas, e na sua história, a "oração, incitada pela esperança surtiu o seu efeito" e mostra-nos como "Deus realizou o pedido dos navegadores".



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades