Vaticano: A alegria do cristão é deixar-se "acariciar pelo Senhor"

Na manhã desta terça-feira o Papa Francisco celebrou a eucaristia na casa de Santa Marta, no Vaticano. Na ocasião o Papa tomou o evangelho para lembrar os crentes de que a alegria do cristão reside "nas carícias do Senhor" que vem "para nos salvar" como na história da ovelha perdida.

No início da sua homilia Francisco tomou o evangelho proposto pela litrgia do dia para reafirmar que o juizo de Deus não é similar aos dos homens:

"Ele vem como um juiz, mas um juiz que cuida, um juiz cheio de ternura: faz de tudo para nos salvar", sustetou.

Para o pontífice Jesus não vem ao mundo "para condenar mas para salvar" e realiza esta obra da salvação de modo pessoa. "ama-nos pelo nome e ama-nos como somos".

Judas: a ovelha perdida

Dando significado à ovelha que se perdeu do rebanho o papa argentino sustentou que esta não se perdeu por "falta de bússula" mas porque o "seu coração estava doente". Então resolve "fugir para ficar longe do Senhor, para saciar aquela escuridão interior que a levava à vida dupla".

Francisco reconheceu que também a nossa escuridão é reconhecida pelo Senhor que "conhece todas as coisas" e vai "à procura" como fez com Judas.

Para Francvisco o discípulo Judas apresenta-se como "a figura que melhor me faz entender o comportamento do Senhor com a ovelha perdida":

"A mais perfeita ovelha perdida no Evangelho é Judas: um homem que sempre, sempre tinha algo de amargo no coração, algo a criticar nos outros, sempre separado. Não sabia da doçura da gratuidade de viver com todos os outros. Judas não era um homem satisfeito! – fugia. Fugia porque era ladrão, ia para aquele outro lado, ele. E aquela vida dupla, aquela vida dupla de tantos cristãos, e também, com dor, podemos dizer, sacerdotes, bispos... E Judas era bispo, era um dos primeiros bispos, eh? A ovelha perdida. Pobre! Pobre este irmão Judas como o chamava padre Mazzolati, naquele sermão tão bonito. ‘Irmão Judas, o que acontece no teu coração?’. Nós devemos entender as ovelhas perdidas. Também nós temos sempre algo, pequeno ou nem tanto, das ovelhas perdidas".

A esperança do cristão reside então na ceretza de que "o Senhor nunca deixa de procurar-nos, de trabalhar nas nossas almas". Esta ideia surge do próprio texto bíblico onde "Jesus, quando encontra a ovelha perdida não a insulta, ainda que tenha feito tanto mal. No Jardim das Oliveiras chama Judas de 'Amigo'. São as carícias de Deus":

“Quem não conhece as carícias do Senhor não conhece a doutrina cristã! Quem não se deixa acariciar pelo Senhor está perdido! É esta a boa notícia, esta é a alegria sincera que nós hoje queremos. Esta é a alegria, esta é a consolação que buscamos: que venha o Senhor com o seu poder, que são as carícias, a encontrar-nos, para nos salvar, como a ovelha perdida e  nos leve para o rebanho de sua Igreja".

No final o Papa rezou:

"Que o Senhor nos conceda esta graça, de esperar o Natal com as nossas feridas, com os nossos pecados, sinceramente reconhecidos, para esperar o poder desse Deus que vem consolar-nos, que vem com poder, mas o seu poder é a ternura, as carícias que nasceram do seu coração, o seu coração tão bom que deu a vida por nós", concluiu.

Educris com Rádio Vaticano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades