Papa adverte: "O Reino cresce com docilidade e não com organogramas"

"Para que o Reino de Deus cresça, o Senhor requer a todos a docilidade". Esta foi a principal exortação que o Papa Francisco sustentou na eucaristia a que presidiu ontem de manhã na Casa de Santa Marta, no Vaticano.

Tomando um exceto dapssagem biblica proposta pela liturgia o Papa Francisco aifrmou que "os que caminham na Lei do Senhor" são "bem-aventurados não apenasporque estudam a Palavra mas porque "a caminham", ou seja, "fazem caminho com ela".

Deste modo "o Reino de Deus está em caminho":

"O que é o Reino de Deus? Talvez o Reino de Deus seja uma estrutura bem feita, tudo em ordem, organogramas bem feitos, tudo.... e aquilo que não entra ali, não é o Reino de Deus. Não. Com o Reino de Deus acontece o mesmo que pode acontecer com a Lei: o ‘imobilismo’, a rigidez … A lei é para caminhá-la, o Reino de Deus está em caminho. Não é estático. E mais: o Reino de Deus faz-se todos os dias".

Francisco olhou para Jesus e para o modo como o mestre "conta nas suas parábolas coisas da vida quotidiana" como a história do fermento que está a caminho de ser pão ou a dasemente que morre para se transformar numa árvore". Para o Papa estes são belos exemplos de "como acontece a transformação".

Para que isso se torne realidade no dia-a-dia do crente Francisco advertiu para a necessidade de "uma atitude de docilidade" em contraponto com uma "atitude de ridigez":

"O senhor pede-nos a docilidade. O Reino de Deus cresce com a docilidade à força do Espírito Santo. A farinha deixa de ser farinha e tranformqa-se em pão, porque é dócil à força do fermento".

De outro modo corremos o risco de "permanecer rígidos" e esta "rigidez nos faz-nos órfãos, sem Pai", sustentou.

No final o Papa rezou:

"Que o Senhor nos dê a todos a graça desta docilidade".



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades