III Peregrinação marca início da Semana Nacional da Educação Cristã

A Semana Nacional da Educação Cristã começa amanhã, dia 21 de outubro, com a III Peregrinação das Escolas Católicas. Esta é uma das iniciativas que pretendem divulgar o trabalho que a Igreja Católica presta na àrea da educação através da Catequese, da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e das Escolas Católicas.

O tema proposto para este ano, «Educar – propor caminho para uma vida plena», reflete "a preocupação da Igreja e do Santo Padre pelo tema da família e da educação", sustenta D. Manuel Pelino Domingues, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Para o prelado a nota pastoral para a Semana Nacional é uma oportunidade de "mostrar a todos o contributo da Igreja neste setor da educação através da apresentação de quatro critérios essenciais preconizados pela Igreja".

Semana arranca com mais de 7000 alunos em Fátima

A III Peregrinação das Escolas Católicas a Fátima marca o início da Semana Nacional da Educação Cristã e a organização espera mais de 7000 alunos de cerca de 45 escolas de todo o país:

"Queremos que a Peregrinação seja um momento de manifestar à mãe a nossa comunhão, enquanto escolas católicas, num momento muito duro para o ensino não estatal", afirma Elisa Urbano, coordenadora do Departamento das Escolas Católicas (EC) no Secretariado Nacional da Educação (SNEC).

A iniciativa te início pelas 10h30 com uma procissão desde a cruz alta ate ao altar do recinto. Em seguida os alunos, familiares, professores e educadores, participam numa celebração Mariana que vai ser presidida por D. António Moiteiro, vogal da CEECDF e bispo de Aveiro.

Projetos artísticos animam tarde cultural

O Centro Paulo VI vai receber os alunos a partir das 14h00 de hoje. À sua espera vão estar os quatro projetos vencedores do concurso "Pela Arte até Maria" promovido nas diferentes escolas católicas do país durante o anterior ano letivo.

Este concurso pretendeu, a partir dos acontecimentos referentes à aparição de outubro de 1917, desafiar as comunidades educativas a apresentarem projetos numa ou mais expressões artísticas, ligadas às artes performativas, da música à dança e do teatro à literatura.

 

A dinamização da Peregrinação das Escolas Católicas a Fátima é da responsabilidade de uma comissão organizadora constituída por elementos do Santuário de Fátima, do Secretariado Nacional da Educação Cristã e da Associação Portuguesa das Escolas Católicas.

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades