Vaticano: Papa propõe "diálogo" como remédio perante a ausência de "paz e segurança" no mundo

O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem aos participantes do 37º Encontro da Amizade entre os povos que decorre em Rimini, Itália. A iniciativa, da responsabilidade do movimento "Comunhão e Libertação" tem como tema "Tu és um bem para mim".

Na mensagem torna pública hoje pela Rádio Vaticano  Francisco disse ser "corajosa" a escolha do tema do encontro e afirmou a necessidade de "tomar consciência das ameaças à paz" entre os povos:

"Diante das ameaças à paz e da insegurança dos povos e nações temos que ter consciência de que a insegurança existencial nos faz ter medo do outro, como se ele fosse um antagonista que nos roubasse espaço e invadisse os confins que construímos. Mas nestes tempos que mudam, quem pode pensar em salvar-se sozinho, com as suas únicas forças?, questiona o Pontifíce.

O Papa advoga a existência de uma palavra"que nunca devemos deixar de repetir e sobretudo de testemunhar, o diálogo" como forma de mudar o paradigma de desconfiança e insegurança que se sente hoje:

"A abertura aos outros não empobrece o nosso olhar, pelo contrário, enriquece-nos porque faz-nos perceber a verdade do outro e a importância da sua experiência, mesmo que esta esconda escolhas e comportamentos com os quais não concordamos".

Na missiva o papa argentino sublinha que o verdadeiro encontro implica a clareza da própria identidade, mas ao mesmo tempo, a disponibilidade em se colocar no lugar do outro para sentir aquilo que agita o seu coração".

“Este é o desafio diante do qual se encontram todos os homens de boa vontade”, aponta Francisco, que destaca a missão dos cristãos “em ir ao encontro das feridas do Homem” e de no meio das dificuldades serem portadores da “presença forte e simples de Jesus, da sua misericórdia consoladora e encorajadora”.

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades