França: Manifestações de pesar pelo assassinato do padre Jacques Hamel

Multiplicam-se as manifestações de pesar pela morte do padre Jacques Hamel às mãos de dois homens armados numa Igreja nos arredores de Rouen, norte de França, durante a celebração da eucaristia. O auto denonimado estado islâmico já reivindicou o atentado.

Dois homens armados barricaram-se no local com vários reféns, tendo assassinado um sacerdote, e fazendo um ferido grave, antes de serem abatidos pela polícia. Ao tomar conhecimento da situação o Papa Francisco, através do padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, adiantou aos jornalistas que se associou "à dor e ao horror perante esta violência absurda". O santo padre condena "radicalmente qualquer forma de ódio" e reza pelas pessoas atingidas.

Numa mensagem enviada pelo Cardeal Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, ao arcebispo de Rouen, D. Dominque Lebrun, o Papa manifesta a sua proximidade espiritual à família do sacerdote falecido e diz estar particularmente "chocado por este ato de violência" que teve lugar numa igreja num momento de uma missa.

No telegrama Francisco pede "a Deus para inspirar a todos pensamentos de reconciliação e de fraternidade nesta nova provação e para  derramar sobre todos a abundância da sua bênção".

O presidente francês, François Hollande, deslocou-se a Saint-Etienne-du-Rouvray horas depois do incidente, para manifestar a sua “dor e tristeza” perante este “cobarde assassinato” cometido por “dois terroristas”. O chefe de estado apelou à união dos franceses afimando que "foram todos os católicos e todos os franceses que sofreram" e realçou a ideia de que "temos de combater o Estado Islâmico com todos os meios".

Também o primeiro ministro francês, Manuel Valls, manifestou o seu "horror perante o ataque bárbaro" desta manhã" e deixou uma palavra de solidariedade aos católicos do país, numa mensagem divulgada através do Twitter.

D. Dominique Lebrun, arcebispo de Rouen, que se encontra na Polónia a acompanhar a Jornada Mundial da Juventude, lamentou o ataque contra a igreja e anunciou o seu regresso a França para acompanhar a comunidade paroquial "em choque".

No comunicado de imprensa o prelado fez um apelo aos mais novos:

"Convido os jovens a não baixar os braços perante a violência e a tornar-se apóstolos da civilização do amor".

Na missiva o arcebispo de Rouen afirma elevar "o meu grito a Deus, juntamente com todas as pessoas de boa vontade" e convida "os não-crentes a unir-se a este grito!".

No final do comunicado D. Dominique Lebrun convida à oração e à fraternidade:

"A Igreja católica não pode pegar noutras armas que não sejam a oração e a fraternidade entre os homens. Deixo aqui centenas de jovens que são o futuro da humanidade, a verdadeira. Peço-lhes para não baixarem os braços perante a violência e para se tornarem apóstolos da civilização do amor".

Imagem: http://ser-ta-paroisse.over-blog.org/ 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades