Aveiro: Comissão Diocesana da Cultura apoia encenação de "Rei Édipo"

Aveiro recebe, nos dias 1,2 e 3 de julho a peça clássica "Rei Édipo", de Sófocles, dramaturgo grego do séc. V a.C.. A iniciativa, levada à cena a partir de amanhã, é interpretada pelo grupo amador "Oficina de Teatro Capitão Grancho" e tem o apoio da Comissão da Cultura da diocese de Aveiro (CCDA).

Num comunicado enviado hoje ao EDUCRIS o presidente da CCDA, Luís Silva, afirma que se trata de uma iniciativa rara na cidade de Aveiro: rara pelo conteúdo e rara pela forma de a concretizar".

A peça será exibida no claustro do Museu de Aveiro sempre pelas 21h30, antecedida de uma breve conferência sobre o seu conteúdo e atualidade. 

Para Belmiro Fernandes Pereira, doutorado em Estudos Clássicos e membro da CCDA "a atualidade do teatro antigo dispensa demonstração, tão frequentes têm sido ao longo do último século as suas reelaborações na literatura, na música, na dança ou no cinema, tantas têm sido as encenações modernas de tragédias clássicas, em espectáculos singulares ou em festivais", afirma.

Para este docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto "à noção de trágico não são estranhas as perguntas e as dúvidas que a fé coloca, nem a procura de sentido que marca a esperança cristã", reforça.

No texto de apresentação da iniciativa o membro da CCDA afirma, ainda, que "o trágico resulta da junção da fragilidade humana, expressa nas catástrofes provocadas por forças transcendentes, cujos desígnios não são inteligíveis para o homem, com a grandeza do indivíduo destruído, agónica expressão da liberdade humana" e, deste modo, permite apreciar que "do confronto entre a liberdade humana e o poder do destino nasce uma relação de causa efeito entre ação e sofrimento», pelo que «quando a vontade individual entra em conflito com a ordem do universo acontece o trágico, na passagem da felicidade à desgraça que resulta de um erro grave do herói, "hamartia", erro provocado pela falta de lucidez".

Além do apoio da Comissão Diocesana da Cultura, a exibição conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Aveiro, entre outros organismos.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades