Arménia: Um gesto pela paz no encerramento da 14ª visita Apostólica

O Papa Francisco encerrou hoje, Domingo, a sua 14ª visita Apostólica, a primeira à Arménia desde a visita de João Paulo II em 2001.

Após a participação na Sagrada Liturgia no Mosteiro de Khor Virap, no sopé do Monte Ararat,  Francisco, na companhia do patriarca dos Arménios, Karekin II lançou duas pombas brancas junto à fronteira turca como "gesto de paz".

Durante a visita à Arménia o Papa reafirmou a ideia da existência de um "genocídio" que levou à morte de centenas de milhares de cristãos arménios durante a I Guerra Mundial, às mãos do Império Otomano, uma acusação que tem sido sistematizamente rejeitada pelos atuais responsáveis turcos.

Francisco escreveu uma mensagem sobre a importância da memória, para que a humanidade “não esqueça” estas tragédias e as mesmas nunca mais se repitam e desejou que arménios e turcos procurem caminhos de reconciliação para fechar “feridas abertas” há 100 anos.

A visita ficou marcada pela assinatura de uma declaração conjunta entre as duas Igrejas onde os dois responsaveis reafirmam a importância das duas Igrejas na contrução da paz e denunciaram o "extermínio" em curso no médio oriente e noutras zonas do globo.

Durante a visita, e num país nimoritariamente católica, Francisco apelou ao ecumenismo lembando que a Arménia é o primeiro "País cristão do mundo" desdeo ano 301 depois de Cristo.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades