Papa visita México como "mensageiro da Misericórdia"

"Desejo ir [ndr: méxico] como missionário da misericórdia e da paz; encontrar-me convosco para confessar a nossa fé em Deus e partilhar uma verdade fundamental em nossas vidas: Que Deus nos ama muito, que nos ama com um amor infinito, além dos nossos méritos. Quero estar o mais próximo possível de vós, mas especialmente daqueles que sofrem, abraçá-los e dizer-lhes que Jesus os ama, que Ele está sempre ao seu lado."

Estas foram as palavras do Papa Franccisco numa mensagem enviada ontem ao México por ocasião da viagem apostólica que vai fazer àquele país da América Central de 12 a 18 de fevereiro.

Na mensagem o Papa afirmou querer muito "visitar a casa da Virgem Maria. Como um filho, me aproximarei da Mãe e colocarei aos seus pés tudo o que levo em meu coração. É bom poder visitar a casa materna e sentir a ternura de sua presença bondosa. Ali, quero olhar para ela e pedir para que nos olhe com misericórdia, porque ela é nossa Mãe do Céu. A ela confio desde agora a minha viagem e todos vós, meus queridos irmãos mexicanos", concluiu o Papa.

Papa encontra, em Cuba o Patriarca da Igreja ordodoxa Russa

No programa da viagem, sempre muito preenchido, grande destaque para o encontro histórico entre Francisco e o Patriarca Kirill, Patriarca da Igreja ortodoxa Russa num lugar improvável até à bem pouco tempo: Cuba servirá de terreno neutro para um encontro inédito que "vai marcar uma etapa importante nas relações entre as duas igrejas", lê-se num comunicado conjunto das duas igrejas.

Na conferência de imprensa da apresentação desta iniciativa o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, congratulou-se por ser "a primeira vez na história" que se encontram os dois líderes. Desde o cisma entre as igrejas cristãs do Oriente e do Ocidente, há quase mil anos, a proximidade doutrinal nunca ultrapassou as rivalidades e desconfianças mútuas. Nas últimas décadas, o Vaticano conseguiu, no entanto, estabelecer laços próximos com a Igreja Ortodoxa Grega, em especial com o patriarca de Istambul, considerado o "primeiro entre iguais" no seio da comunhão.

 

Programa preenchido no México

Após a breve escala em Cuba o Papa chega, na tarde de dia 12 de fevereiro, à cidade do México onde terá lugra, como habitualmente, uma recepção oficial com as autoridades locais. No dia 13 Francisco é recebido no Palácio Nacional, numa visita de cortesia ao Presidente da República. Segue-se o encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático onde proferirá o seu primeiro discurso da visita. Pelas 11h30 o papa encontra os bispos do México na Catedral. Da parte da tarde um dos momentos mais aguardos: A celebração da Eucaristia na Basílica de Guadalupe.

No dia 14 de fevereiro o Papa vai a Ecatepec onde celebrará a missa no Centro de Estudos local. Da parte da tarde, e já de volta à cidade do México o papa visitará o hospital Pediátrico “Federico Gomez”.

No dia 15 o Papa viajará para San Cristobal de Las Casas onde celebrará a eucaristia com as comunidades indígenas de Chiapas no centro desportivo municipal. Aqui receberá as famílias no estádio “Victor Manuel Reyna” de Tuxtla Gutierrez.

No dia 16 partirá para Morelia onde estará em encontro com os sacerdotes, religiosos, religiosas, consagrados e seminaristas e visitará a catedral. Da parte da tarde realiza um encontro com os jovens no estádio “José María Morelos y Pavon”.

No dia 17 Francisco desloca-se à Ciudad Juarez onde o aguarda uma visita ao Centro de Reabilitação Social, um encontro com o mundo do trabalho no Colégio de Bacharéus do Estado de Chihuahua  e a eucaristia já no final da tarde. Daqui o Papa partirá em direção a Roma.

 




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades