Papa Francisco: "Somos membros de uma única Família Humana"

Na manhã do seu segundo dia no Quénia, e após o encontro com as entidades de várias religiões, o Papa Francisco celebrou a eucaristia na Universidade de Nairobi que foi palco, no passado mês de abril, de um violento atentado que matou 148 estudantes e que foi prepertado pelo grupo jihadista Al Shabab.

Na sua homilia o Papa Francisco o Papa tomou as leituras dia para afirmar, perante milhares de pessoas, que "a palavra de Deus toca-nos no mais íntimo do coração. Hoje, Deus diz-nos que Lhe pertencemos. Foi Ele quem nos fez, somos a sua família, e Ele estará sempre ao nosso dispor", afirmou o Papa colocando o foco na leitura do profeta Isaias.

Francisco afirmou que os crentes devem colocar "a fé na Palavra de Deus" que "nos chama a sustentar a missão das famílias na sociedade, a acolher as crianças como uma benção para o nosso mundo, e a defender a dignidade de cada homem e mulher, pois somos todos irmãos e irmãs na única família humana":

"Obedecendo à Palavra de Deus, somos chamados também a resistir a práticas que favorecem a arrogancia nos homens, ferem ou desprezam as mulheres e ameaçam a vida dos inocentes nascituros"  - referiu para lembrar que hoje se assiste "ao crescimento de novos desertos criados por uma cultura de egoísmo e indiferença para com os outros".

Olhando para o Quénia, que já havia apelidado de nação jovem, o Papa incitou os mais novos a viverem "grandes valores da tradição africana”, na "sabedoria" e na "verdade da Palavra de Deus" procurando construir a "casa sobre a rocha firme que é Deus" de acordo com a proposta de Jesus que nos convida a construir "a nossa vida sobre o alicerce firme da sua Palavra".

Para Francisco é vital que todos os crentes percebam que a grande tarefa que Jesus dá é o de sermos "discípulos missionários":

"Homens e Mulheres que irradiem a verdade, a beleza e a força do Evangelho que transforma a vida. Homens e mulheres que sejam canais da graça de Deus, que permitam à sua misericórdia, benevolência e verdade tornar-se os elementos de construção duma casa que quer permanecer firme. Uma casa que é um lar, onde irmãos e irmãs vivem, finalmente, em harmonia e respeito mútuo, obedecendo à vontade do verdadeiro Deus, que nos mostrou, em Jesus, o caminho para a liberdade e a paz a que aspiram todos os corações.".

Francisco terminou a sua homilia pedindo e benção de Deus para as famílias do Quénia em lingua kiswahili: Mungu awabariki! (Deus vos abençoe!) e Mungu abariki Kenya! (Deus abençoe o Quénia!)

Educris com Rádio Vaticana



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades