Papa Francisco: "A misericórdia não entra num coração endurecido"

Na eucaristia desta manhã, na Casa de Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco alertou para a necessidade dos crentes deixarem o ocrção aberto "á misericórdia de Deus". Francisoc exortou a não oferecer resistência " à misericórdia do Senhor, ao pensar ser mais importante os próprios pensamentos ou uma lista de mandamentos a ser seguida".

Na sua homilia, e tomando a personagem de Jonas que resiste a Deus o Papa lembrou a vida do profeta quando seguiu o projeto de Deus e observou a conversão da cidade de Nínive:

"Realmente faz um milagre, porque neste caso ele deixou a sua teimosia de lado e obedeceu á vontade de Deus. Fez aquilo que o Senhor lhe havia recomendado".

Para o Papa esta conversão de Nínive é a ideia de Deus para os homens mas alertou para a reação de Jonas, "não dócil ao Espírito de Deus que se enraive-se": "Jonas experimentou grande desgosto e ira". E, como se não bastasse, "repreende o Senhor".

 

Francisco lembrou então que ahistória de Jonas e Nínive articula-se em três pontos: o primeiro "é a resistência à missão que o Senhor lhe confia"; o segundo "é a obediência, e quando se obedece, os milagres acontecem. A obediência à vontade de Deus e Nínive converte-se". Por fim, existe a resistência à misericórdia de Deus":

"Aquelas palavras, ‘Senhor, não era justamente isso que eu dizia quando estava ainda em minha terra? Porque Tu és um Deus misericordioso e piedoso’, e eu fiz todo o trabalho de pregar, cumpri bem meu dever, e Tu os perdoa? É o coração com aquela dureza que não deixa entrar a misericórdia de Deus. É mais importante a minha pregação, são mais importantes os meus pensamentos, é mais importante a lista de mandamentos que devo observar, tudo exceto a misericórdia de Deus".

A misericórdia de Cristo: incompressão perante o seu tempo

Olhando para o novo testamento o Papa afirmou que "Jesus também viveu com os Doutores da Lei a mesma situação de Deus com Jonas" pois estes "não entendiam porque Ele não permitiu que a mulher adultera fosse lapidada, como Ele fazia refeições juntamente com os publicanos e os pecadores: não entendiam. Não entendiam a misericórdia. ‘Tu és misericordioso e piedoso’".

O Papa lembrou que "onde está o Senhor está a misericórdia" como nos indica o "salmo que rezámos hoje". Para Francisco é fundamental esperarmos pelo Senhor porque com o Senhor está a misericórdia, e grande é com Ele a redenção".

No final do Papa Francisco rezou: 

"Próximos do início do Ano da Misericórdia, rezemos ao Senhor para que nos faça entender como é o seu coração, o que significa ‘misericórdia’, o que quer dizer quando Ele diz: ‘Misericórdia quero, e não sacrifício!’.

Educris com agências 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades