Papa Francisco: Encontrar o Senhor é encontrar a própria identidade

Na manhã desta quinta-feira o Papa Francisco retomou a sua habitual reflexão na eucaristia que celebra na Casa de Santa Marta no Vaticano.

Na festa de Santa Teresa de Lisieux o Papa fez questão de lembrar a religiosa durante a sua homilia. 

Tomando a primeira leitura Francisco recordou "o regresso do povo de Israel a Jerusalém, após longos anos de deportação". O Papa recordou que, também nos anos na Babilónia, o povo sempre recordava-se da própria pátria. Após tantos anos – observou – chega finalmente o dia do retorno, da reconstrução de Jerusalém e, como narra a primeira leitura, Neemias pede ao escriba Esdras para ler diante do povo o Livro da Lei. O povo está feliz: "estava alegre, mas chorava, e ouvia a Palavra de Deus; tinha alegria, mas também o choro, tudo junto".

Como se explica isto?, perguntou-se Francisco. "Simplesmente, este povo não somente havia encontrado a sua cidade, a cidade onde havia nascido, a cidade de Deus, mas este povo, ao ouvir a Lei, encontrou a sua identidade, e por isto estava alegre e chorava":

A alegria do Senhor é a nossa força, nele encontramos a nossa identidade.

Para o Papa este choro era de "alegria" pois tinha "encontrado a sua identidade, havia reencontrado a aquela identidade que com os anos de deportação havia se perdido um pouco. Um longo caminho este. "Não vos entristecei – disse Neemias – porque a alegria do Senhor é a vossa força". É a alegria que dá o Senhor quando encontramos a nossa identidade. E a nossa identidade se perde no caminho, se perde em tantas deportações ou autodeportações nossas, quando fazemos um ninho aqui, um ninho lá, um ninho...e não na casa do Senhor. Encontrar a nossa identidade".

Somente em Deus encontramos a nossa verdadeira identidade

O Papa perguntou-se de que modo se pode encontrar a própria identidade. "Quando se perde o que é teu, a  casa, o que era seu - observou - vem esta saudade, e essa saudade leva-te de volta à tua casa". E esse povo, acrescentou, "com este desejo, sentiu que era feliz e chorava de felicidade por isso, porque a saudade da própria identidade o levou a encontrá-la. Uma graça de Deus":

"Se nós - por exemplo - estamos cheios de comida, não temos fome. Se estamos confortáveis, tranquilos onde estamos, não precisamos ir para outro lugar. Pergunto-me, e seria bom que todos nós nos perguntássemos hoje: "Estou tranquilo, feliz, e não preciso de nada - espiritualmente falando - no meu coração? A minha saudade apagou-se? Olhemos para este povo feliz, que chorava e era feliz. Um coração que não tem saudade, não conhece a alegria. E a alegria, precisamente, é a nossa força: a alegria de Deus. Um coração que não sabe o que é a saudade, não pode fazer festa.. E todo esse caminho que começou há anos termina em uma festa".

Que o desejo de Deus não se apague nos nossos corações

O povo, lembrou Francisco, regozija-se com alegria, porque tinha "entendido as palavras que tinham sido proclamadas a ele. Tinha encontrado aquilo que a saudade lhe fazia sentir e seguir em frente":
"Vamos  perguntar-nos como é a nossa saudade de Deus: estamos contentes, estamos felizes assim, ou todos os dias temos esse desejo de seguir em frente? Que o Senhor nos conceda esta graça: que nunca, nunca, nunca se apague, no nosso coração, a saudade de Deus".

Educris com agências



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades