Angelus: A fé ajuda-nos a compreender o Mundo e a Vida Eterna

Na manhã deste Domingo o Papa Francisco apresentou-se na janela do seu apartamento na Praça de São Pedro. Milhares de peregrinos estiveram na praça para ouvirem Francisco comentar o evangelho deste XIX Domingo do Tempo Comum antes da tradicional oração do Angelus.

 

Na ocasião Francisco começou por afirmar que "após o milagre da multiplicação dos pães, Jesus explica-nos o significado deste sinal, a partir da experiência da fome e do sinal do pão para se revelar e convidar a crer n’Ele".

Para o Papa "Jesus afirma que o verdadeiro pão descido do céu é Ele e assim que Jesus  introduz-nos na 'dinâmica da fé'. Essa dinâmica é uma 'relação', pois, explicou, "não basta encontrar Jesus e ler a Bíblia para acreditar, é preciso a fé que só acontece quando deixamos que o Espírito Santo nos faça entrar na relação de amor e de vida que há entre Jesus e Deus Pai":

"Então, com esta atitude de fé, podemos compreender também o sentido do 'Pão da Vida' que Jesus nos dá e que Ele exprime assim: “Eu sou o pão vivo, descido do céu. Quem come deste pão viverá para sempre e o pão é a minha carne para a vida do mundo”. Em Jesus na sua “carne” – ou seja, na sua humanidade concreta – está presente todo o amor de Deus, que é o Espírito Santo. Quem se deixa atrair por este amor vai em direção a Jesus com fé e recebe d’Ele a vida, a vida eterna."

O Santo Padre lembrou o exemplo de Maria que "viveu esta experiência da fé de modo exemplar" pois foi "a primeira pessoa humana que acreditou em Deus acolhendo a carne de Jesus".

Francisco recorda o 70º aniversário dos bombardeamentos nucleares na II Guerra Mundial 

No final da oração do Angelus Francisco recordou os 70º anos dos bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki no Japão durante a II Guerra Mundial que aconteceram nos dias 6 e 9 de agosto em 1945 para reafirmar a necessidade de repudiar sempre a guerra:

"Esta triste comemoração apela-nos sobretudo a rezar e a empenharmo-nos pela paz, para difundir no mundo uma ética da fraternidade e um clima de serena convivência entre os povos. De todas as terras se levante uma única voz: não à guerra, não à violência, sim ao diálogo, sim à paz! Com a guerra perde-se sempre. O único modo de vencer uma guerra é não fazê-la."

O Papa voltou a exprimir a sua preocupação pelas recentes notícias que chegam de El Salvador, onde nos últimos tempos se têm agravado as condições da população e um aumento da violência devido à carestia e à crise económica. Francisco deixou uma mensagem de coragem ao Povo de El Salvador:

"Encorajo o caro povo salvadorenho a perseverar unido na esperança e exorto todos a rezarem para que na terra do beato Óscar Romero refloresçam a justiça e a paz."

Educris com Vatican.va



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades