Papa Francisco alerta para cristãos que "afastam os outros de Jesus"

Na manhã desta quinta-feira o Papa Francisco celebrou a eucaristia em Santa Marta, no Vaticano. Na ocasião o Papa abordou a existência de três grupos de cristãos: "os que aproximam as pessoas de Jesus" e dois onde se incluem os "rigoristas e os individualistas, que não escutam o grito dos outros”.

No início da sua homilia o Papa começou por refletir sobre a existência de um grupo de cristãos que "são indiferentes". Pessoas "incapazes de ouvirem o grito de muitos que precisam de Jesus":

"Acreditam que a vida é o seu grupinho. Estão felizes mas surdos ao clamor de muita gente que precisa de salvação, que precisa da ajuda de Jesus, da Igreja. Essas pessoas são egoístas, vivem para si mesmas. São incapazes de ouvir a voz de Jesus", advertiu.

Tomando como ponto central da sua reflexão o trecho do dia do evangelho de São Marcos que aborda a cena do cego Bartimeu o Papa recordou o "grito do cego e o modo como grita pela misericórdia de Jesus" ao mesmo tempo que "outros o repreendem para que se cale".

Para Francisco este grupo que manda calar o cego são pessoas que "ouvem os pedidos de ajuda mas querem que as pessoas fiquem caladas, afastando de Jesus aqueles que gritam, que precisam de fé, que precisam de salvação". Para o Papa "são aqueles que não querem ouvir o grito de ajuda, mas preferem fazer os seus negócios e usam o povo de Deus, usam a Igreja para fazer seus comércios. Esses especuladores distanciam as pessoas de Jesus", alerou para lembrar que estes são "apenas cristão de nome" com uma vida longe do ser cristão, "uma vida interior mundana".

Dentro deste grupo o Papa identificou ainda os rigoristas "que colocam fardos nas costas das pessoas", mas são repreendidos por Jesus.

Por fim, identificou o grupo de cristãos que são "coerentes com o que creem e o que vivem, que ajudam as pessoas que pedem salvação, graça e saúde espiritual” a se aproximarem de Jesus.

No final da sua homilia o Papa convidou todos a um sincero "exame de consciência" para "para entender se somos cristãos que distanciam as pessoas de Jesus ou as aproximam Dele, pois ouvimos o grito de muitos que pedem ajuda para a própria salvação", concluiu.

Educris com RV



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades