Papa Francisco: É preciso agir com prontidão!

Na manhã deste domingo, e após a oração da Regina Coeli o Papa Francisco, visivelmente consternado, fez referência à morte, nesta madrugada, de mais 700 emigrantes que tentavama chegar à Europa.

"Recebemos a esta hora uma notícia sobre mais uma tragédia no mediterrâneo. Mais um barco que naufragou à portas da Europa. Exprimo a minha sentida dor perante tal tragédia e asseguro a todos e às suas famílias a minha memória e a minha oração".

Francisco, emocionado, voltou a apelar à comunidade internacional para que tome medidas para que estas situações não voltem a repetir-se: "Volto a apelar, de maneira muito clara, à comunidade internacional para que aja com prontidão de modo a que estas tragédias não voltem a acontecer."

O Papa lançou um "grito" a toda a praça lembrando a todos "que estes são homens e mulheres como nós", autênticos "irmãos que procuram uma vida melhor" e que vem até à Europa como "vitimas de guerras e de situações injustas" para tentarem alcançar "a felicidade".

No final o Papa pediu aos milhares de fiéis silêncio para uma oração de coração. Após alguns minutos de silêncio Francisco rezou uma Avé Maria.

Mais de 4500 mortos em 15 meses

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estima-se que nos ultimos 15 meses tenham morrido nas águas do mediterrâneo mais de 4500 pessoas.

Nos primeiros três meses e meio de 2015 morreram 950 pessoas neste mar de acordo com dados apresentados pelo  ACNUR. Estima-se que em 2014 tenham morrido 3500 seres humanos.

A confirmar-se o número de 700 pessoas no naufrágio de hoje sobre para 1650 o número de vítimas desde o início de 2015.

Os naufrágios sucedem-se a ritmo semanal, o que levou o Papa Francisco, há dois anos, a escolher a ilha de Lampedusa como 1º visita oficial do seu pontificado.

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades