Papa Francisco: A Igreja vive na história

Na manhã desta quarta-feira, na habitual audiência geral o Papa Francisco continuou a sua reflexão sobre a Igreja. hoje o papa refletiu sobre a Igreja Peregrina perante cerca de 10 mil fíeis na praça de São PEdro.

No início da sua reflexão o Papa começou por recordar os presentes que a Igreja "não é uma realidade estática, imóvel, finalizada em si mesma, mas vive na história caminhando continuamente rumo à meta última, que é o Reino dos Céus, do qual a Igreja na terra é o gérmen e o início".

Para o Papa este é o fim, a meta da "nova Jerusalém" e reforçou afirmando que o Paraíso não é um "lugar mas um estado" no qual as nossas espetativas mais profundas vão ser realizadas" e onde o nossa nossa filiação em Deus "alcançará o pleno sentido". Nesse estado "contemplaremos Deus face a face" afirmou o Papa para exclamar: "ficaremos envolvidos completamente pela sua alegria, a sua paz e o seu amor. Que belo pensar nisto, pois reforça a alma".

Denotando desconhecimento sobre quando "esta passagem terá lugar" o Papa disse não duvidar que "existe continuidade e comunhão entre a Igreja celeste e a Igreja que ainda caminha sobre a terra" e esta é, afirmou "a distinção fundamental" que não se encontra "entre quem está morto e quem está vivo, mas entre quem está em Cristo e quem não está Nele. Eis o elemento determinante e verdadeiramente decisivo para a nossa salvação, para a nossa felicidade.

Deus não "aniquilará o Homem" mas vai "libertá-lo". Vai conceder "uma nova criação que levará as coisas à sua plenitude de ser, de verdade e de beleza".

No final da sua catequese o Papa concluiu afirmando:

Queridos amigos, quando pensamos nestas estupendas realidades que nos aguardam, percebemos quanto pertencer à Igreja é realmente um dom maravilhoso! Peçamos à Mãe da Igreja que proteja sempre o nosso caminho e nos ajude a ser, como Ele, sinal alegre de confiança e de esperança em meio aos nossos irmãos.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades